Freelancer é um título horrível!

Freelancer é um título horrível!

Como você lida com a incerteza?

Final de julho, conversando com uma amiga que é CLT, falei sobre como aquele mês tinha sido bom de trabalho a ponto já ter começado a “armazenar meu salário” de setembro. Ela ficou feliz que as coisas estão dando certo por aqui como freelancer, então tive que avisá-la que não estão, não, que normalmente o cenário é ficar catando o que aparece ao longo do mês, vendo qual conta tem data de vencimento mais tarde ou até qual pode ficar para o mês que vem (o pagamento dos sites, por exemplo, é anual, posso esperar para separar meu valor mensal auto estipulado). Chocada, ela me falou que essa vida não era pra ela, que não sabe viver na incerteza assim.

Bem, minha querida, adivinha só? Essa vida TAMBÉM não é pra mim e eu TAMBÉM não sei lidar com minha incerteza financeira!

Ser CLT está no Top 10 de maiores felicidades que já vivi, sem exagero. Eu amava saber quanto ia receber, ver os descontos transformados em direitos, a existência do FGTS, ai, O VALE CAINDO NO PRIMEIRO DIA DO MÊÊÊÊÊS! Aí a galera argumenta “mas pra quem tem salário alto CLT é bom, mesmo”, e eu rebato com a informação de que nunca tive um salário alto em toda minha existência, as pessoas se chocam com os salários que tenho no histórico, mas cara… Sinto falta! Voltar a viver isso é um sonho, mas enquanto ele não se realiza eu vou fazer exatamente o que? Chorar? Reclamar? Me sentir injustiçada pela vida? Pô, não, vô trabalhar, né!

Empreender (ô palavra que odeio!), ser sua própria chefe, é lindo na teoria, e ok, funciona pra algumas pessoas (!!!), mas eu não gosto, e acho o título freelancer pa-vo-ro-so porque não tem liberdade NENHUMA em não saber se suas contas serão pagas, não poder ficar feliz as terminar os trabalhos, já que sempre bate o medo de mais nada aparecer, ter que fazer tudo sozinha não porque não sou boa em demandar, mas porque não existe pra quem fazer isso. Sou só eu por mim e mais nada! Se tem uma lança nesse mundo que não tá livre é a minha, a pobre está atolada em mil camadas de desespero, ansiedade e pedidos de “manda jobs” enviados ao Cosmos…

Selo do BEDA EntreBlogs 2026. O ícone apresenta uma pasta marrom e uma pena de escrita sobre um círculo bege com borda verde-oliva. Esse post faz parte do BEDA 2026 como integrante do projeto D&B – Os Guardiões da Blogosfera no EntreBlogs. O lulylage.com, sob o codinome Lady Elowen, está participando da categoria Jornada do Herói como Cronista.
Lady Elowen – Ato II

Lady Elowen – Ato II

ler artigo
O Cavaleiro de Paus

O Cavaleiro de Paus

ler artigo
A Rainha de Copas

A Rainha de Copas

ler artigo

Comente este post!

  • Lidiane

    Eu saí traumatizada do freelancer e também de ser bolsista. É muita incerteza quanto ao pagamento e as pessoas testam os seus limites, achando que estão fazendo o favor te de pagar pelo serviço feito por vc (e muitas vezes refeito, e várias vezes). Quando me tornei professora concursada, foi a primeira vez que senti um alívio de poder comprar algo, e também não é um salário alto, mas me dá segurança para quitar as contas do mês e fazer minha arte do meu jeito, sem depender de projeto maluco que vai tirar meu sossego.

    responder
  • Valéria

    Empreender ou ser freelancer realmente não deve ser nada fácil.
    Espero que você consiga se realizar profissionalmente sendo CLT ou não ?

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    responder
  • Keith

    É isso que me segura no meu emprego que paga pouco, mas paga certo. Tendo visto meus pais penarem empreendendo a vida inteira, sinto medo demais da instabilidade, mas a profissão que escolhi me empurra demais pra fora do CLT. Sei certinho como é isso.

    responder
  • Nicolle

    Oh, amiga. Eu também ODEIO essa palavra “empreender”. Todo mundo está fazendo o que pode com o que tem, e realmente é babado quando é a gente que tem que segurar nos peitos o “B.O”. Abraços daqui <3

    responder
  • Bruna

    Rola uma glamourização muito grande do freelancer/pj, né? O que eu mais escuto de amigos CLT’s é como eles gostariam de ter a “liberdade” de não ter que cumprir horário. Mas pouca gente pensa na precarização, né? Na falta de segurança, na preocupação. É uma loucura, como PJ te entendo super. Meu sonho atualmente é voltar pro CLT, ter os direitos trabalhistas garantidos, ter férias pela primeira vez em sei lá, 8 anos. Penso até em tentar concurso pela estabilidade e pra ter paz de espírito pra fazer as coisinhas que eu gosto no tempo livre sem estar com a cabeça preocupada 100% do tempo. Enfim, te entendo!

    responder
  • Karina Marques

    tive minha cota como freelancer e até que fazia um dinheirinho bom, ajudou a melhorar minha vida, mas é horrível! eu vivia para trabalhar e conseguir ter o mínimo de lazer, mas não tinha a qualidade de vida que gostaria porque a rotina não permitia e o “salário” também não me permitia luxar ou fazer muitos planejamentos.
    hoje em dia, amo ser clt com alguns benefícios e saber que se algo acontecer, o seguro desemprego vai estar lá por algum tempo. empreender, realmente, não é para todos. é preciso muita organização financeira e terapia pra não surtar kkkk espero que os próximos meses melhorem aí para você continuar planejando o salário dos próximos meses ?

    responder
  • Emerson

    Sei bem como é isso!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em Hiatus de inverno entre 03 de agosto à 07 de setembro, mas comentaremos nos blogs amigos. Mesmo em Hiatus, o JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    responder