Carnet de Bord – Camila Sampaio

Carnet de Bord – Camila Sampaio

Capa do livro Carnet de bord, de Camila Sampaio, com capa azul ilustrada por uma mão segurando uma caneta e título em tipografia divertida branca. Título: Carnet du Bord
Autoras: Camila Sampaio
Gênero: Não-ficção, Educação
Ano: 2019
Número de páginas: 90 p.
Editora: LF Publicações
ISBN: 978-8569789031
Sinopse: “Nascido nas aulas de francês da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, o Carnet de Bord, de Camila Sampaio, é muito mais que um diário visual de uma ilustradora, em sua jornada pessoal pelo aprendizado da língua francesa. As figuras, as simpáticas caricaturas de letras e fonemas, colocados de forma tão bem-humorada no papel, funcionam, na retina do apprenant, como um guia, um verdadeiro carnet de route da apropriação de um idioma estrangeiro, favorecendo a memorização de palavras e de regras gramaticais. O que foi para Camila o registro de uma deliciosa experiência de aprendizagem pelo fle é para nós, com o bouquin que a LF Publicações nos oferece em singela edição, o mapa da trilha rumo a felicidade que uma nova língua, com novas visões do mundo pode oferecer.”

Comentários: O sonho de falar francês foi uma constante na minha vida por vinte e cinco anos até, enfim, ter a possibilidade de começar a estuda-lo da melhor maneira possível. Logo no início, beeeeem nas primeiras aulas, nossa prof Amayi nos recomendou o Carnet du Bord, livro criado pela Camila Sampaio que retrata sua jornada em sala de aula de forma ilustrada e divertida, publicado para auxiliar outros estudantes da língua em seus caminhos também. Ele já foi objeto de consulta em diversos momentos desses quatro anos que se passaram desde que o adquiri, mas só agora, na última vez, resolvi realmente ler de uma vez só, e é ainda mais gostosinho quando visto assim!

Livro Carnet de bord, de Camila Sampaio, apoiado sobre páginas de uma revista didática em francês com estampa de toalha xadrez vermelha e branca e fotografia de prato e garfo. A capa azul traz o título em letras brancas, uma mão segurando uma caneta e o nome da autora. Uma pequena chave de Paris aparece acima do livro.

Quais terminações determinam se a palavra é feminina ou masculina? Existem exceções às regras? Como detectar um ditado popular diferente dos que usamos no Brasil? Se o H nem sempre faz liaison e elisão, como saber se devo fazer? Tá difícil! Quer que desenhe? Pois é, a Camila desenhou pr’a gente! Usando traço único, ar cômico e cores vivas, ela fez seu próprio carnet de bord, ou seja, diário de bordo das aulas de maneira tão primorosa que sua professora e seus colegas viram ali o potencial gigante de ajudar todos nós! Publicado em 2019, é um pena que ele não tenha mais impressões porque realmente considero o material didático mais lindo que já tive em mãos…

“Sur une page il y a une image d’une plage où quelqu’un fait de la nage et un chien qui a la rage s’echappe de sa cage!”

Livro Carnet de bord, de Camila Sampaio, aberto em uma página com o título em francês “Qu’est-ce qu’un Carnet de Bord?”. A página traz texto escrito à mão e uma ilustração de pessoa de cabelos castanhos e óculos. Ao fundo aparecem outros livros e uma pequena chave metálica de Paris.

É impressionante como as imagens dela GRUDAM na nossa cabeça: tô lá, prestes a errar uma coisinha que ela explicou e *plim*, lembro na mesma hora de arrumar. Nós já fizemos algumas páginas parecidas no curso vez ou outra, beeeeem amadoras no meu caso já que não sou artista visual, mas dá vontade de aderir mais vezes, fica muito especial. Ela fez até uma RECEITA de “falsa mousse de maracujá (la fausse mousse au fruit de la passion) no cadernos, caras… Ele é bem pequeno e rápido, mas é também uma leitura que vale ouro e será refeita a todo momento por aqueles que aderirem!

Livro aberto em páginas ilustradas com expressões idiomáticas francesas representadas literalmente em desenhos coloridos. Entre elas aparecem “
Couper les cheveux en quatre, com uma tesoura cortando cabelos; Avoir un verre dans le nez, com um copo preso ao nariz; Avoir la main verte, cercada por plantas; Rire à gorge déployée, Avoir une langue de vipère, com uma língua longa e sinuosa, e Prendre ses jambes à son cou, representada por uma figura correndo.

Camila Sampaio é pintora, escritora e ilustradora de livros infantis. Carnet du Bord é seu primeiro livro, mas ela tem outros publicados, como Esconde-bichos, e ilustrou volumes como Cantigas para Brincar, de Josca Ailine Barouch e Lucila Silva de Almeida. Gateira, um dos seus destaques são as pinturas pet sob encomenda, para eternizar animais de estimação na vida daqueles que os amam em forma de obra de arte. Vocês podem acompanha-la e adquirir trabalhos através dos perfis @camilasampaio.art e @camipintaeborda do Instagram.

Bienal do Livro de São Paulo 2026: minha primeira vez no evento!

Bienal do Livro de São Paulo 2026: minha primeira vez no evento!

ler artigo
Estou indo para a Bienal do Livro de São Paulo!

Estou indo para a Bienal do Livro de São Paulo!

ler artigo
Cartuns & Cartas – Cecília Ramos (Cartumante)

Cartuns & Cartas – Cecília Ramos (Cartumante)

ler artigo

Comente este post!