5 covers femininos de “Wish You Were Here”, do Pink Floyd

5 covers femininos de “Wish You Were Here”, do Pink Floyd

Wish You Were Here, do Pink Floyd, está no meu top 5 de músicas favoritas, tanto que a usei de título do meu primeiro livro, “Wish You Were Here: um romance musical”. Ao longo dos 10 anos que se passaram entre ter a ideia pra história até enfim publica-la, em julho de 2019, e até mesmo depois disso, eu acumulei uma verdadeira coleção de versões dessa música, em todos os tipos de vozes e estilos imagináveis, desde figurões de nome tão “grande” quanto seus compositores originais até descobertas que sites e aplicativos de música vão me sugerindo aqui e ali enquanto os exploro. Por isso resolvi trazer 5 deles pra cá, todos cantados por mulheres, pra compartilhar um pouquinho desse deleite com vocês que também gostam – ou não – dela tanto quanto eu…

… mas antes…

O álbum “Wish You Were here” foi lançado pelo Pink Floyd em 1975, gravado nos estúdios Abbey Road. Ele tem apenas 4 músicas, entre elas a que dá seu título, sendo “Shine On You Crazy Diamond” dividida em partes entre Lado A e B, totalizando 5 faixas. O álbum, que contou com o vocal convidado de Roy Harper, é um tributo da banda ao ex companheiro e um dos fundadores do grupo Syd Barrett, que sofreu um colapso mental possivelmente causado pelo uso de drogas, deixando-os em 1968 e abandonando definitivamente sua carreira musical quatro anos depois. As letras falam, cada uma a seu modo, sobre sua ausência, os impactos da indústria na qual estavam inseridos e, claro, a perda do “brilho solar” de “diamante louco” que tinha antes. Existem ouras composições da banda em tributo a Barrett, que faleceu em 2006 aos 60 anos.

5 covers femininos de Wish You Were Here, do Pink Floyd: mosaico com fotos das artistas Miley Cyrus, Ana Torroja, Elana Dara, Allane Carvalho e Benedetta Caretta

Leia também: Top 5: Músicas chamadas “Wish You Were Here”

01) Miley Cyrus

Em abril do ano passado a Miley cantou sua própria versão desse clássico no Saturday Night Live At Home, versão adaptada do SNL durante a pandemia. O visual ficou lindíssimo, com chamas vermelhas em volta, e fez justiça absurda à voz INCRÍVEL que ela tem. Acho que é o cover de Wish You Were Here mais maravilhoso que já ouvi – e olha que eu realmente tenho várias aqui nos favoritos! Palavras pra expressar a lindeza até faltam, precisa realmente ser ouvida.

02) Ana Torroja

A ex-vocalista do Mecano e técnica do The Voice Chile gravou essa música pro seu álbum solo “Frágil”, de 2003. Agora com 40 anos de carreira (e mais de 60 de idade) não tem como nem a gente negar que a voz da mulher é maravilhosa, né? Confesso que não conheço esse cover específico há tanto tempo, mas no dia que ouvi a primeira vez vez, pronto, me apaixonei de cara, impecável.

03) Elana Dara

A curitibana Elana Dara gravou essa versão no começo do canal dela, não só cantando mas também tocando violão. De acordo com a descrição do vídeo, é uma das músicas favoritas do pai e, por isso, decidiu gravar. Hoje, mais de dois anos depois, ela já bateu os 500 mil inscritos por lá (e quase isso no Instagram), além de ter suas músicas e colaborações disponíveis em várias plataformas de streaming.

04) Allane Carvalho

Mais uma brasileira no violão, mas com uma voz completamente diferente pra gente variar bastante as coisas! A Allane já está ativa a mais tempo como cantora, é do Mato Grosso e também tem vídeos de seus trabalhos num canal do YouTube. Ela trabalha cantando em bares, restaurantes e afins e preciso dizer: a transição do tom de voz da letra pro “nananã” que ela faz é muito, muito maravilhosa…

05) Benedetta Caretta

Fechando com chave de ouro porque sou IMPACTADA por essa voz ESTUPENDA, fiz questão de ouvir vários outros covers depois desse… A Benedetta é italiana e conhece bem o poder da própria voz, porque tem versões de artistas ousadíssimos, como Queen, Whitney Houston, Lady Gaga e Adele. Um spoiler: são todas impecáveis. Eu tive que me inscrever no canal dela porque não quero perder mais nada… Quem estiver aí, com um tempinho a mais, faça um favor a si e escute a versão dela da primeira parte de Bohemian Rhapsody, sério mesmo, e de How Deep Is Your Love, do Bee Gees, onde ela faz AS TRÊS VOZEEEES!!!

Agora, antes de sair daqui, me conta… Qual das cinco foi a sua favorita? Apesar de ter minha bandeirinha eternamente sacudindo em prol da Miley não posso negar que é páreo duríssimo!

Roger Waters – This is Not a Drill em Belo Horizonte

Roger Waters – This is Not a Drill em Belo Horizonte

ler artigo
O dia em que publiquei um livro

O dia em que publiquei um livro

ler artigo
Quando Dancing Queen se tornou minha música favorita

Quando Dancing Queen se tornou minha música favorita

ler artigo

Comente este post!

  • NSMoraes

    Oi!

    Música é tudo na vida da gente, né? E quando amamos uma, queremos ouvir sem parar. Sei como é. Tenho algumas na minha lista que tem versões diferentes. Adoro!
    Amei a postagem. É talento que não acaba.

    Até!

    responder
  • Vitória Bruscato

    Eu sou a MALUCA do cover! Adoro acompanhar pessoas e grupos que fazem!
    Dos covers do post, o que eu mais amei foi o da Elana, porém estou CHOCADA com a voz da Allane, que é linda, super diferente e única.

    responder
  • Lariz

    Nossa, ameiiiiiiii. Eu nunca tinha visto/ouvido esses covers, são realmente muito bons, e essa música é maravilhosa.

    Eu amo ouvir versão cover das músicas, é meu vício. Obrigada pelas indicações, já passo adicionar nas minhas playlists

    responder
  • Gisa Motti

    Oi, Luly! Tudo bom?
    Você promete não me banir do seu blog se eu admitir que nunca tinha ouvido a versão original (muito menos os covers) de “Wish You Were Here”? Nunca parei para ouvir nada do Pink Flyd, acho que nunca fez o meu estilo, mas eu fiquei apaixonada com os covers (especialmente o da Miley, porque eu estou estranhamente obcecada por ela desde o cover de “Zombie”). E, mulher, que voz maravilhosa dessa Ana Torroja! Não conhecia ela, vou procurar outras músicas no Spotify.
    Abraços,
    Literalize-se

    responder
  • Erika Monteiro

    Oi Luly, tudo bem? Quanto tempo não passo por aqui hein… espero que esteja tudo bem com você e que seu final de ano tenha sido incrível. Ah, que 2021 de maneira geral né?!? Lembro que um ex-chefe gostava muito do Pink Floyd. Mas antes ainda, quando tinha uns 13/14 anos se não engano uns colegas de escola mais velhos do que eu (sempre gostei de andar com pessoas mais experientes e inteligentes) tinham um gosto bem eclético. Legião Urbana, Queen, Pink Floyd, mas meu pais achavam que eu era “criança” demais para ouvir certas músicas haha Mas confesso que nunca liguei muito para isso. Assim como você também procuro ver outras versões de músicas que gosto. Uma que amo é Total eclypse of the heart e descobri que fizeram uma versão brasileira… aiai “estragaram a música”. Mas isso é uma outra história haha Das versões que você trouxe gostei da Miley. Um abraço, Érika =^.^=

    responder
  • camyli alessandra da silva

    Oi, Luly! Tudo bom?

    Eu sou bastante cricri com vocalistas femininos e não me orgulho disso… E não gosto de covers… Mas a MILEY CYRUS arrasou em dois covers me fazendo repensar sobre as minhas preferêcias musicais até agora… Soube do seu livro queria saber como é o processo de parceria eu escrevo resenhas e fotografo o livro para o IG/BLOG literário

    https://expressoliterarios.blogspot.com

    responder
  • Juliana

    Gosto bastante de Pink Floyd e Wish you were here com certeza é um clássico. Eu preciso admitir que quando gosto muito de uma música é difícil um cover me agradar. Bobagem minha, mas as vezes implico até se o próprio artista faz um versão diferente. Eu gosto de Wish you were here, mas não está entre minhas preferidas, então achei bem legais essas versões. Minhas preferidas foram a da Miley e a última, que absurdo a voz dessa mulher!

    responder