Top 5: Professores favoritos do cinema!

Top 5: Professores favoritos do cinema!

Hoje é 15 de Outubro, dia de quem ensina, da profissão mais desvalorizada desse país – principalmente no atual cenário -, das pessoas que devemos enaltecer DEMAIS porque haja fôlego pra lutar pela educação… Hoje é Dia dos Professores e eu, como pós graduanda em Ensino de Artes que sempre sonhou com esse caminho, enfim o trilhando, não poderia de forma alguma deixar de fazer um Top 5, transformando esse momento de muita reflexão em um pouquinho de diversão, porque é sempre bom também…

Top 5: Professores favoritos do cinema!

Sr. Browne, de Extraordinário

OK, eu sei que devia ter começado da minha maior inspiração, mas ele merece encabeçar o Top 5 porque desde que li Extraordinário, meu livro favorito, o sr. Browne se tornou uma das minhas personagens masculinas favoritas. Como não se apaixonar por um homem que inicia o ano letivo ensinando seus alunos sobre nada mais, nada menos, do que GENTILEZA? Depois, quando o filme saiu, esse carinho aumentou ainda mais porque ele ficou absolutamente perfeito. Merece ser o número 1 nessa e em qualquer outra lista de educadores da ficção que a gente for fazer!

Quer ler mais sobre Extraordinário? Aqui no blog tem um post sobre minha relação com o livro e uma resenha do filme, logo que ele saiu, uma das minhas melhores publicadas até hoje!

Katherine Watson, de O Sorriso de Mona Lisa

Minha MUSA INSPIRADORA! Sabe aquela velha e boa pergunta “O que você quer ser quando crescer?”, que a gente escuta muito quando criança? Pois é, já tem algum tempo que a resposta que tenho é Katherine Watson! Uma mulher que, na década de 50, foi ensinar História da Arte em uma das universidades para moças mais conservadoras dos EUA mesmo sendo à frente do seu tempo, irreverente… O resultado? Mentes sendo abertas e momentos de sororidade entre jovens mulheres tão impactantes que nem encontro palavras pra descrever. Sempre que me sinto mal e incapaz assisto ao filme mais uma vez, para lembrar desse meu objetivo de mudar o cenário do Ensino de Artes ao meu modo também, ainda que um pouquinho, fortalecendo meninas no meio do caminho. É ambicioso, eu sei, mas nunca fui tão firme e feliz numa ambição!

“O Sorriso de Mona Lisa”, que conta com Julia Roberts nesse papel principal, é um filme de 2003 que está disponível para ser assistido na Netflix. Apesar de lançado há 16 anos, às vezes tenho vontade de escrever sobre essa relação tão forte que tenho com ele… O que vocês acham?

Remo Lupin, de Harry Potter

Por um minutos pensei em colocar aqui a professora Minerva, que também é uma personagem grandiosa da saga, só para ter mais mulheres do que homens na lista. Confesso! Só que se fizesse isso, esse post seria uma mentira. Quando se trata de mestre em Hogwarts, Lupin sempre foi e sempre será meu favorito porque ele é, pra mim, tudo o que alguém que ensina devia ser: justo, gentil, competente, inteligente, empático, imperfeito como qualquer ser humano, mas extremamente ciente dessa imperfeição. Uma perda enorme pra escola causada pelo ódio, a opressão e o preconceito, mas ei(!), a vida não é mesmo assim? É sim! A verdade é essa, e pode ser mudada se lembrarmos que seguindo o exemplo de Remo Lupin só temos a ganhar.

Você aí, gosta de Harry Potter? Pois aqui no blog tem uma categoria inteirinha só da série! São posts com lançamentos, resenhas, relatos de eventos, até looks do dia e muito mais! Vale a pena dar uma olhadinha…

Lucy Whitmore, de Como Se Fosse a Primeira Vez

Sim, mais uma educadora de artes mulher… Já entenderam meus motivos, né? Sou suspeita, e ainda assim faz sentido. A história de Lucy (quase) todo mundo que gosta de comédias românticas sabe: ela sofreu um acidente grave e desenvolveu uma síndrome rara onde não consegue mais guardar memórias recentes… Sendo assim à noite, quando vai dormir, seu cérebro apaga tudo o que viveu naquele dia, fazendo com que repita a data do acidente da maneira como planejou originalmente todos os dias até conhecer Henry, que se apaixona por ela e resolve mudar esse cenário.

Só que aaaantes desse fatídico momento que desestabilizou sua trajetória, Lucy era professora de artes que ensinava crianças em uma escola local, o que é lindíssimo! Mais lindo ainda é quando, mais pro final do filme – e se você ainda não viu, pula pro próximo da lista que aí vem spoiler – ela volta a lecionar a matéria para outros pacientes do centro onde faz tratamento, todos com problemas de memória similares ou ainda piores que o dela. Ela pode ser “Lucy Esquecida”, mas permanece maravilhosa.

Sr. Anderson, de As Vantagens de Ser Invisível

É, eu sei, está explícita minha tendência pras artes, letras e humanas aqui nesse post, né? Tanto que temos mais um professor de inglês em colégio americano nela, tal qual o Browne… Sr. Anderson nos presenteia com a frase “Nós aceitamos o amor que achamos merecer”, que vem partindo ou abrindo corações todos os dias desde que foram proferidas pela primeira vez… Fora isso tem um faro INCRÍVEL para saber qual aluno mais precisa de ser apoio dentro de uma sala de aula cheia de adolescentes, e se tem algo mais grandioso do que isso, desconheço. Confesso que não li o livro, mas o filme me tocou profundamente com seus temas pesados expressos de forma tão bela, e sei que não fui a única. Se você ainda não viu, não perde tempo, veja!

Ele me lembra MUITO uma professora de química que tive entre a 8ª série (atual 9º ano) e o 2º ano do Ensino Médio… Ela entendeu perfeitamente os motivos da solidão que vivi em parte desse tempo e, depois, meu apego às pessoas que me tiraram dessa solidão, além de ter me apoiado em sua matéria como nenhuma outra fez antes ou depois na vida. Nilmara, se um dia ler isso, fica aqui meu muito obrigada! Espero retribuir seu carinho o passando adiante, quando tiver meus alunos também…

E você, quais professores do cinema, ou da cultura popular de um modo geral, mais te marcaram? E qual da VIDA REAL teve mais impacto? Me conta aí nos comentários! Enquanto isso, de minha parte, desejo um feliz 15 de outubro a todos os mestres, com carinho!

Psiu! Prest’enção! Essa lista tem como objetivo expressar única e exclusivamente minha opinião pessoal, não se baseando em nenhum outro tipo de critério como popularidade de personagem ou mesmo bilheteria da obra em questão.

Meninas Malvadas – O Musical

Meninas Malvadas – O Musical

ler artigo
Bonecando: Hermione Granger da Spin Master

Bonecando: Hermione Granger da Spin Master

ler artigo
Um Lugar Bem Longe Daqui

Um Lugar Bem Longe Daqui

ler artigo

Comente este post!

  • Edenilza Lima

    Adorei sua postagem de hoje, sempre estou aqui acompanhando seu blog. Tenho aprendido muitas coisas legais aqui e te agradeço por compartilhar…

    Beijos?.

    Meu Blog: Dicas da Web

    responder
  • Cris

    Desses eu acho que só conheço (e amo) o Lupin! rs Gosto muito da Minerva também, não sei nem dizer se gosto mais ou menos do Lupin, acho ela uma das personagens mais incríveis!
    Beijos! =**

    responder
  • Malu Silva

    Curti muito essa lista! Os professores da ficcção sempre me inspiram. Acho que a que mais me inspira é a do filme Escritores da liberdade. Adorei ver o Lupin ali, adoro ele! <3

    responder
  • Ane Carol

    Realmente o Sr. Browne é um nome que merece estar nessa lista e é um inspiração para todo mundo de como ser uma pessoa melhor. Ta aí uma coisa que nunca tinha assimilado é a Lucy como professora, sempre foquei mais no romance que o filme desenvolve. O primeiro nome que me veio a cabeça é a professora Gruwell, do filme Escritores da Liberdade, que baseado no livro O Diário dos Escritores da Liberdade.

    responder
  • Thaisa

    Desses só vi Como se fosse a primeira vez, e é um filme que eu gosto muito também, por causa da história em si. Ótima postagem, parabéns 🙂

    responder
  • Giovanna Otuka

    Eles merecem mesmo serem reconhecidos, pelo talento e trabalho. Eu adoro todos, e é uma inspiração para mim, eu curso pedagogia e pretendo ser professora. Beijos!!
    https://giovannaotuka.blogspot.com

    responder
  • Anna Caroline

    Olá!
    Só tem professor incrível nessa lista. Adorei!

    responder
  • Rubyane

    Muito linda essa postagem dedicada apenas aos professores ?
    O Lupin é um amorzinho! Não li os livros da saga mas o filme O Prisioneiro de Azkaban é o meu favorito dos 8 filmes, justamente por causa do Lupin.
    Não conheço o sr. Browne e a Katherine Watson, mas já fiquei com vontade de assistir os filmes.
    Seria bem legal ver um post seu só sobre O Sorriso de Mona Lisa 🙂

    responder
  • Lunna

    Oie, adorei seu post e já fui pensando em uma lista de filmes que vi. Me lembrei do professor interpretado por Samuel E. Jackson que é treinador do time de basquete escolar e decidi que os atletas terão que ter média 7 na escola para estar no time. E ninguém concorda com ele. Não me lembro do nome do filme, mas amei a postura do professor. Outro que eu amei foi com Julia Roberts, Monalisa. O filme é um olhar para os dias em que mulheres eram treinadas para serem esposas compreensivas.

    bacio

    responder
  • Min

    Ah! E como é difícil ensinar em um país como o nosso, viu? Mas também é gratificante… ^^
    Adorei relembrar de tais docentes, principalmente do Lupin, amado meu! <3
    Tomara que possam começar a valorizar mais a profissão, né??
    Beijão, Min

    responder