É isso, pessoal: estou exausta do jeito que as redes sociais engolem tudo, fazendo conteúdos incríveis durarem NADA antes de se perder no algoritmo infeliz, soterrados por anúncios e timelines que nem escolhi seguir. Minha vibe é priorizar mesmo o blog, tanto na criação quanto no consumo, até hoje! Gosto quando textos ficam e podem ser revisitados, relidos com calma, durando mais do que 30 segundos em velocidade 2. Há alguns anos, quando usava Firefox, amava o quanto ele facilitava o acompanhamento de RSS Feeds direto no navegador, eu tinha uma lista IMENSA de blogs salvos ali. Quando migrei para o Chrome, porém, senti falta dessa possibilidade, fui deixando passar por anos até que, há algumas semanas, a vontade de resgatar isso me bateu, mas descobri a necessidade de um plugin para conseguir… Foi assim que o Feeder entrou na minha vida pra ficar!
Mas Lulê… O que são RSS Feeds?
RSS Feed (Really Simple Syndication) é, basicamente, um arquivo padronizado funcional para assinar blogs, sites ou afins. Dessa forma, em vez de precisar entrar todos os dias em vários endereços para ver se há algo novo, o conteúdo vai até você, organizado em um só lugar de sua escolha. Cada vez que um blog publica um post novo, por exemplo, ele aparece automaticamente no seu leitor de RSS como se fosse uma pequena biblioteca pessoal sempre atualizada. É uma tecnologia mais antiga, mas que se mantém justamente por ser estável e democrática: você vê tudo o que foi publicado, na ordem em que foi publicado, sem filtros, sem impulsionamentos e sem risco de perder textos. Através do leitor de RSS você agrupa suas fontes e economiza tempo, recebendo as postagens em tempo real independente de algoritmos (oh, glória)!
Existem sites dedicados a agregar RSS Feeds e até cheguei a testar alguns… Mas, como eu disse, pra mim a questão era que eu queria isso dentro do navegador, integrado à minha rotina sem a necessidade de ter que abrir uma aba para isso. De novo, eu vinha do Firefox, que facilitou minha vida em um milhão na época, sentia falta da experiência simples de clicar e ver tudo ali, organizado, sem precisar depender de mais um serviço externo. Foi aí que comecei a procurar por extensões pro Chrome e acabei encontrando o Feeder. Logo de cara, o visual me lembrou muito o que eu já usava antes, limpo e intuitivo, podendo ser fixado à interface do navegador sem firulas. Era exatamente o que eu estava buscando e melhorado: antes eu via os feeds de cada blog separadamente, agora consigo visualizar um feed único com todos eles!

Como eu uso o Feeder para acompanhar blogs!
Depois de instalar a extensão Feeder no Chrome, fixei o ícone dele junto aos plugins que ficam ao lado da barra de endereço, permitindo que ele funcione como meu leitor de RSS integrado ao navegador. Em seguida, vinculei o serviço ao meu e-mail Google e cliquei no ícone de Configurações presente nessa janelinha, que abriu as opções do plugin em uma nova aba onde é possível também acompanhar as postagens, mas principalmente adicionar novos feeds! Para adicionar seus blogs favoritos na lista é bem simples: você usa urldoblog.com/feed em blogs WordPress (.org e .com) e urldoblog.com/feeds/posts/default para endereços do Blogger, com ou sem domínio próprio. Após buscar pelo link, ele te dá a opção de segui-lo et voilà: novas postagens aparecerão tanto nas atualizações daquele blog específico quando na lista “Todos os posts”!
Uma vantagem no Feeder é justamente ele oferecer duas formas de uso. O formato de “janelinha” integrada ao navegador é perfeito pra abrir rapidinho, ver o que tem de novo, clicar e ler o post, que abre em nova aba. Já a versão com interface completa do Feeder, que pode ser acessada como link em qualquer lugar, é um hub de leitura: nela é possível não só pré-visualizar, mas abrir o conteúdo inteiro e até comentar! Também dá pra criar pastas e organizar os feeds por temas, algo que ainda não usei, mas vejo potencial se o número de links aumentar demais. No geral, tem sido uma solução muito prática pra mim, porque consigo acompanhar os blogs que gosto de verdade, sem precisar entrar na minha página de blogroll e clicar link por link, que era como eu vinha fazendo nos últimos anos… Tá aprovadíssimo por aqui, viu?


Camila Tuan
Nossa achei super legal esse lance do Feeder e já quero testar.
Tenho sentido falta de ler blogs, e estou igual tu, cansada das redes e de conteúdos que aparecem do nada.
Deu até vontade de postar agora, vou pensar nisso rs. Reviver meu blog que está abandonadinho.
Beijos
Luly Lage
Eu sinto uma falta danada do(s) seu(s) bloguinho(s), viu?? Sou a favor!
Bruna
Muito legal! Tem uns 6 meses que comecei a fazer isso também, mas eu uso o Feedly. É ótimo não ter que ter o trabalho de entrar em 1 por 1 e as vezes nem ter post novo né? Nossa me salvou um tempo absurdo!
Bruna Both
Oi Luly!!!
Vi vocês falando sobre o assunto no grupo, mas naquele dia tudo o que eu menos consegui foi entender do que vocês estavam conversando hahahahaha
Agora aqui você foi uma prefeita!!!! Fez tudo! Amei ?
Consegui montar o meu e coloquei tooooodo mundo do meu blogroll… pensa num tanto de gente que apareceu! Agora vai facilitar demais pra acompanhar todo mundo…
Abração!