Conheça a Blogueira

Conheça a Blogueira

Se tem uma coisa que faltava pra eu voltar a me sentir blogueira por completo nos últimos tempos, não falta mais: o Igor me indicou pra uma TAG, gente! E pra melhorar, é tag sobre a prática de blogar! Ele pegou dos arquivos de seu blog, adaptou e colocou na roda, tenho a impressão de que já respondi em algum momento, mas sendo bem sincera estou com preguiça de procurar… Além disso, com certeza a passagem de tempo vai me fazer entregar respostas diferentes, então é com muita empolgação que vamos aos fatos de hoje!

Perguntas

1. Quando surgiu a ideia de criar seu blog?

Contei a história completa nesse post aqui, mas vou tentar resumir. Antes de eu ter acesso a internet em casa, minhas amigas tinham páginas no hpG, onde copiavam algumas imagens e textos de outros sites, eu achava aquilo sensacional, queria muito ter, mas para colocar minhas próprias informações (a gata NASCEU criadora de conteúdo, mores). Isso foi 2002, aos 12 anos. Na mesma época, nas primeiras edições da revista W.I.T.C.H., li sobre blogs pela primeira vez e fiquei BITOLADÍSSIMA querendo, já escrevia em diários e sabia que seria uma mistura disso com o plano de site que tinha antes. Cheguei a criar um “blog” offline no Power Point (fofinha!) até finalmente ter internet em casa e começar meu primeiro “de verdade” em outubro de 2003.

Blogs se tornaram a coisa que mais amava na vida e blogueira era, definitivamente, o que eu tinha nascido pra ser. Tive vários, só meus e comunitários, em muitas plataformas, até que descobri o universo dos “blogs de patricinhas” através da então nomeada Legally Juu. Me identifiquei com elas, apaixonada, e decidi que a partir dali teria UM ÚNICO blog só meu, definitivo, que duraria pra sempre, naquele estilo! Assim, no dia 26 de junho de 2004, nasceu o Sweet Luly – título sobre o qual falo aí em baixo, hahahaha. Parecia impossível cumprir essa plano de torna-lo eterno, mas até agora deu certo… Vinte e um anos e contando!

2. Origem do nome do seu blog? Trocaria o nome? Por qual?

Pois muito que bem, eu troquei o nome, né? Eu tinha 13, quase 14 anos, gostava de títulos em inglês, usava coisas fofas e era uma EXTREMAMENTE tímida e gentil. Vários desses blogs que passei a visitar usavam a palavra “sweet” em seus títulos e imagens, quando procurei o significado senti que me definia, então escolhi Sweet Luly, que muitas pessoas até hoje associam a mim. Ao longo do tempo, porém, foi ficando meio infantil, então migrei devagar. Em 2019, prestes a publicar meu primeiro livro, troquei o @ das redes sociais para @lulylage. No ano seguinte, depois de anos como subdomínio, ele ganhou o seu próprio, lulylage.com. Enfim, em 2022, quando o blog completou 18 anos no ar, veio a troca de título, a “maioridade” pareceu o momento certo. Agora ele é Luly Lage mas, como essa já sou eu, gosto de chamar de “bloguinho”!

3. Você tem outros blogs além deste?

Tenho mais ou menos. O Expresso Rosa, tem um blog que antes da loja virtual era como eu divulgada os cadernos, e também para expor alguns trabalhos, só que não atualizo há anos. Quero voltar com ele, até para criar conteúdos pontuais que façam sentido dentro e levem aos meus serviços, também. Além disso nós temos o Com amor, Felicia, que é parte do meu último livro publicado, um blog da protagonista que complementa a história. São blogs, são meus, mas não são meus blogs, hahahaha!

4. Já pensou em desistir do seu blog alguma vez?

Do blog em si, não. Mas já cogitei parar de produzir conteúdo para as redes sociais no final de 2020, me tornar low profile, mesmo, por diversos motivos. Fiz um teste de fazer isso que deu muito errado, então não parei. Mesmo se tomar essa decisão de novo, acho que o blog vai continuar. Até nos anos em que estive ausente o fluxo de postagens diminuiu bem, mas não parou de verdade.

5. O que te faz continuar com um blog em tempos de scrolls infinitos?

O motivo mais importante de todos é: eu não sei não ter esse blog. Em épocas de posts frenéticos ou de afastamento, meu cérebro é uma máquina programada para blogar 24 horas por dia. Todos os aspectos da minha vida, que vem pra cá OU NÃO, são transformados em posts na minha cabeça em tempo integral, e num consigo desligar, já faz parte de mim e é isso aí. Tem também o fato de que essas rolagens sem fim de feeds são insuportáveis, a gente recebe o que não quer, perde o que quer e coloca o que produz na mão de umas plataformas que pertencem a milionários podres, destruidores do planeta, pra durar 3 dias no máximo, sou inteligente demais para deixar isso acontecer. Por fim, e também importante, eu sou escritora, não faz sentido pra mim trabalhar com escrita sem ter blog!

6. Qual é o seu post favorito no blog?

É sério que ‘cês tão pedindo a blogueira pra escolher UM entre seus 1.333 posts publicados? Não tem como, caras, num vou nem tentar. Ainda assim, posso dizer que o tipo de post que mais gosto de escrever são textos pessoais meio reflexivos, sobre minha vida, mesmo, mas com algum propósito além de só narrar algo que aconteceu. Separei alguns que definem as várias Lulys que sou, caso queiram ler e entender do que estou falando: “Ninguém mais tem blog”, representando a blogueira, óbvio; Um grande dia para escritoras pra o eu que escreve; Harry Potter e a Visão Negativa do Feminino, que problematiza algo que um dia amei incondicionalmente; e Mas isso é arte? Isso até eu faço! na voz de pesquisadora/restauradora/gallerina/educadora/aspirante a curadora no campo das artes visuais!

(Sim, eu sou a própria Barbie Profissões!)

7. Mande uma mensagem para outros blogueiros:

Continue blogando!

Rapidinhas sinceras DO MOMENTO

Uma música: Na estrada, da Marisa Monte
Um livro: Emma, da Jane Austen
Um filme: Wicked: For Good
Um hobby: Livrinho de colorir da Hello Kitty
Um medo: Minhas contas de fevereiro
Uma mania: Conferir o Feeder todos os minutos possíveis do meu dia (mesmo sem notificação)
Um sonho: Alguma estabilidade financeira
Não consigo viver sem: Coca-Cola e esse bloguinho
Tem coleção de alguma coisa? Bonecas em escola 1/6 e objetos de sapo, mas eu coleciono do meu jeito, assim
Do que mais gosto no meu blog? O fato de ele ser uma janela para meu eu do passado.
Gostaria de fazer alguma pergunta aos próximos participantes? Deixa um comentário aí em baixo?
Desejo literário: Estou torcendo muito para a versão infantiil/ilustrada de “A história da arte sem homens” da Katy Hessel vir pro Brasil, deve ser linda e o conteúdo dela é ótimo.

Ênfase no fato de que as respostas se referem aos últimos tempos, viu? Nem todas são respostas gerais. Como manda a tradição, vou indicar Adriel, Aline, Camila, Fe e Lucila, minhas companhias numa novidade blogueira que vem aí em fevereiro! Por fim, respondendo à pergunta do Igor, “Qual seu cheiro favorito no mundo?”: atualmente, amaciante. Estou apaixonada pelo cheiro de amaciante (e certos pescoços que cheiram assim)…

O que é RSS Feed e como usar o Feeder para acompanhar blogs no Chrome

O que é RSS Feed e como usar o Feeder para acompanhar blogs no Chrome

ler artigo
Dia do Blog 2025

Dia do Blog 2025

ler artigo
21 anos do blog!

21 anos do blog!

ler artigo

Comente este post!

  • Fernanda Rodrigues

    Eu AMEEEEEEEEEEEEEEEEEII ser indicada pra essa tag! Estou aqui já pensando nas respostas.
    Eu fico passada como os nossos blogs são velhinhos e como fazem aniversário em datas próximas! hehehe
    E eu tenho usado amaciante pra td. Adoro o cheiro! 🙂

    Obrigada pela indicação!
    Um beijo,

    responder
  • Taís

    Ai, Luly, também tô me sentindo muito blogueira sendo marcada em uma tag (espero conseguir responder a minha em breve). Isso me deu uma nostalgia absurda de tempos antigos aqui na blogosfera. Que tempo bom… e que incrível que estamos aqui não deixando tudo isso morrer. Adorei saber um pouco mais de vc e o do seu blog com essa tag.
    <3

    https://nyrtais.blogspot.com/

    responder
  • Vitória Bruscato

    Ameeei ver suas respostas, e que FOFO você ter criado um blog no Power Point primeiro, hahaha. Não tem jeito, é a mãe das blogueiras sim!

    responder
  • Valéria

    Que TAG sensacional!!
    É muito bacana saber mais sobre a blogueira, adoro descobrir como o o blog surgiu e tudo mais… A gente acaba ficando até mais próxima da pessoa hehe 🙂
    Poxa escolher UM único post como preferido é sacanagem hahahhaa, mas achei genial!
    Ter um blog é uma experiência única ?

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    responder