No início de 2016 a Mattel anunciou a maior mudança de todos os tempos na sua linha Barbie Fashionistas, com o título “a boneca evolui”: a partir dali elas viriam em 4 corpos diferentes, além de expandir cores de pele, cabelos e olhos para poder trazer mais representatividade às crianças que com elas brincam. Além do Original agora essas bonecas têm as opções Curvy, que é menos magra com coxas grossas e barriguinha, Petite, mais baixinha e Tall, mais alta. Na época eu fiquei MALUCA porque amo bonecas na escala 1/6 de um modo geral e a Barbie em especial é um ícone na minha vida… Durante toda minha infância e pré-adolescência brincar com ela era minha atividade favorita e até hoje, né, de modo diferente, como colecionadora. Embora o corpo Curvy tenha me atraído mais o que eu queria MESMO era uma Petite, pois sempre fui a menorzinha da turma quando mais nova e até hoje, também, em alguns lugares com meus 1,56 de altura. Tanto que, quando criança, a Barbie que chamava de “Lulu” (todas elas tinham nomes!) era uma bailarina que minha vovó Daisy me deu,por causa do mecanismo especial que a fazia menor que as outras. Sempre foi minha favorita por isso e a guardo até hoje…
Ainda assim o corpo me incomodava em fotos porque eu o achava MUITO magro, como o Original sempre foi. Até que recentemente transformei o antigo Instagram da Kim, minha Pullip Chill e doll favorita, em um perfil pra postar fotos de bonecas de um modo geral (segue lá: @lullipdolls!)pra reacender o hobby, voltei a pesquisar loucamente sobre o assunto e descobri que, apesar de magra, a Petite tem características físicas que tornam isso menos incômodo pra mim, como coxa um pouco mais grossa e peitos bem pequenos… Características essas que eu também tenho! Pronto, decidi que queria uma pequena dessas pra chamar de minha! Pesquisei um pouco e achei a Fashionista 61, da linha lançada em 2017, Nice In Nautical, relativamente barata à venda na internet… Meu aniversário tá chegando, queria me dar um presente e, assim, apresento a vocês: Luly, a Barbie!
A princípio a ideia era que fosse minimamente parecida, mesmo, com pelo menos tom de pele e cabelos semelhantes, só pra me identificar e sem nem precisar TER a boneca. A Nice in Nautical foi além, e por isso veio pra cá, ela é PERFEITA! Apesar de ser uma das dolls com traços asiáticos da linha, que eu não tenho nem um pouquinho, e do rosto oval (sendo o meu beeem redondo), é super parecida! O cabelo é liso, mas não “escorrido”, tem um certo volume, que é como eu gosto de ficar quando faço escova, e castanho beeeeeem escuro, quase preto mesmo, com uma franja partida de lado. Ela tem também sobrancelhas grossas, olhos castanhos que puxam pro âmbar – se eu passo muito tempo no Sol os meus ficam amarelões(!) – e gente… O BATOM VERMELHO! Fala sério, né? Se não fomos feitas um pra outra eu não sei quem foi, hahahaha!
A roupa dela também é bem bacana, um macacão simulando blusa e shorts e, como nome sugere, temática náutica nos detalhes, tudo vermelho, azul e branco, que é uma combinação que amo loucamente. A blusa é listrada de azul e branca, os shorts azul marinho com estampa de barcos, cinto em forma de corda vermelho e sapatilhas do mesmo tom. Tudo muito bonitinho mesmo, super usável na vida real. Porém tem o ponto negativo das Fashionistas, que acho um ABSURDO uma vez que elas não são baratas, a falta de articulações. Ela tem os cinco pontos básicos no pescoço, ombros e pernas, SÓ! Nem dobrar de leve os joelhos, como algumas Barbies antigas faziam, elas dobram. Um dos braços já vem até em movimento, pra mão ficar na cintura na hora da pose, mas ainda assim é ofensivo um corpo tão vagabundo desse. Pra mim vai ser bem desafiador tirar fotos delas, principalmente porque visualmente eu gostei das características dele e não queria trocar por outro mais articulado… Vai perder a graça justamente no mais legal dela, sabe? Enfim, veremos como vai ser me acostumar com isso…
Esse fator das fotos é importante pra mim porque essa chegada me deixou MUITO animada com minhas bonecas, mais do que antes, e com a “Lulynha” principalmente. Tô num processo de deixá-la ainda mais parecida, selecionando roupas que eu usaria, ganhei um par de óculos (presente da querida amiga Malú, que tem uma coleção INCRÍVEL de Fashionistas) e tô procurando miniatura de gatinho preto pra ser a mini Arwen… Tô VICIADA em assistir vídeos de DIY relacionados a casa de bonecas, lofts e afins, assisti todos do canal My Froggy Stuff (meu favorito nesse nicho) porque em breve uma caixa velha que já tenho vai se tornar o apezinho dela, tipo cenário fixo mesmo, sabe? Porque hobby é pra isso mesmo, né gente, ocupar nossa cabeça com algo que amamos naqueles dias em que ela tá cheia demais do que nos faz mal… Tirar fotos delas faz exatamente isso comigo, além de ser ótimo para ilustrar posts aqui no blog.
E a turma Barbie Fashionistas não para de crescer! As etnias vão aumentando, os Kens entraram na parada com três tipos de corpos diferentes, estilos estão ficando mais alternativos e agora tem até uma cadeirante e uma garota com prótese na perna no meio! É muito legal porque são bonecas bem diversas, tem albina e sardenta, negra black power e a velha loira tradicional, pra que cada vez mais o padrão de beleza entregue às crianças que vão brincar (e adultas que vão colecionar, cof cof) seja ELAS MESMAS! Ficou com vontade de achar a sua também? Tem todas na loja oficial da Mattel, é só procurar, se identificar e, depois, correr atrás delas aqui no Brasil, com preços tão variados que até assusta. A “Lulynha” achei e comprei por R$60, mas em outro site chegou a 170, socorro!
Rebeca
Oii Luly! Eu achei incrível da Mattel quando elas fizeram essa linha de inclusão – por assim dizer. Acho muito válido que as bonecas representem todos os tipos, assim a gente cresce com uma imagem mais real sabe?! Parabéns pelo seu post. Beijos =)
Paula
Oi, Luly!
Ameeeei! Passeei pelo site das bonequinhas.
Sua Luly Doll parece mto com você mesmo. Sabe que eu achava que vc era altinha? Pelas fotos parecia… Mas vc é uma petit de 1,56m. Que linda!
Eu tb adorava brincar de Barbie. Lembro que eu tinha várias! No meu caso, como sou altinha, magra e com cabelos loiros na cintura, eu até que me identificava. hahahah.
Bjinhos x
Paty Poltronieri
Eu sempre fui apaixonada por Barbie, na verdade, tenho todas até hoje porque não tive coragem de me desfazer delas hahahah Infelizmente nos dias de hoje não compro mais, mas gostaria de criar uma com minha cara, afinal, assim como você sou baixinha e ainda conto com cabelos coloridos!
Soninha
Oi Lu, achei bem interessante, eles quererem fazer essa linha de inclusão. É algo que agora está se expandindo no mundo inteiro.
bjão
Erika Monteiro
Oi Luly, tudo bem? Desde que me lembro gosto de brincar de bonecas. Quando era criança tinha um “bebezão” que coloquei o nome de Joyce, é engraçado mas faz pouco tempo que minha mãe se desfez dela. Minha mãe, porque se dependesse de mim deixaria guardada. Lembro até a cor do vestido, era azul claro com detalhes em branco. Com relação a Barbie sempre gostei também mas não para brincar porque tinha dó. Gostava de vê-las arrumadinhas dentro das caixas haha Achei legal essa iniciativa de criar bonecas com outros biotipos. Acredito que mais crianças irão se identificar. Essa está linda. Esse cabelo preto contrastou com a cor da pele. Beijos, Érika =^.^=
Luana Souza
Assim que vi a primeira foto, antes de começar a ler, pensei “parece a Luly” haha. Depois de ler o post fiquei ainda mais feliz, pois dá para perceber pelas suas palavras o quanto ficou feliz com essa boneca *-* acho tão idiota ver pessoas falando que é bobeira adulto comprar brinquedos. Deixa a gente comprar brinquedo hahaha! Ela é linda. O batom vermelho é um dos detalhes que mais amei, pois lembro que nenhum das Barbies que eu tive tinha co batom assim. Espero que logo logo ela ganhe companhia com outras Barbies 🙂
Stephany Story
Eu amo compra brinquedos, mas dei minha Barbie para minha sobrinha e ela ama essa Barbie. Amei o post, acho que nos adultos podemos sim ter brinquedos.