Turma da Mônica: Laços

Turma da Mônica: Laços

Turma da Mônica: Laços *****
Turma da Mônica Elenco: Giulia Barreto, Kevin Vechiatto, Laura Rauseo, Gabriel Moreira, Rodrigo Santoro, Fafá Rennó, Paulo Vilhena, Ravel Cabral, Monica Iozzi, Adriano Bolshi, Cauã Martins, Leandro Ramos, Sidney Gusman, Maurício de Sousa
Direção: Daniel Rezende
Gênero: Aventura
Duração: 97 min
Ano: 2019
Classificação: Livre
Sinopse: “Floquinho, o cachorro do Cebolinha, desapareceu. Ele desenvolve um plano infalível para resgatar o cãozinho, mas para isso vai precisar da ajuda de seus fieis amigos: Mônica, Magali e Cascão. Juntos, eles irão enfrentar desafios e viver grandes aventuras para levar Floquinho de volta para casa.” Fonte: Filmow.

Comentários: O Bairro do Limoeiro poderia ser uma vizinhança pacata para se viver, se não fossem seus próprios moradores. Cebolinha tem mais um plano infalível pra roubar o coelhinho de Mônica e se tornar o dono da “lua”, digo, rua, acompanhado do sempre contrariado e descrente no assunto Cascão. Já ela conta com sua melhor amiga, Magali, pra manter seu temperamento forte sob controle enquanto as duas passeiam de barraquinha em barraquinha pra pedir um novo lanche… A rotina da Turma da Mônica é a mesma há muito tempo, mas dessa vez algo deu errado e Floquinho, cachorro de Cebolinha, sumiu misteriosamente. Os quatro precisam, então, deixar as desavenças e medos de lado e tentar recuperá-lo das mãos de um homens que parece ter feito aquilo antes, com outros cãezinhos do bairro… O que eles aprendem nesse caminho só mesmo a força da história Laços, adaptada da graphic novel de mesmo nome de Vitor e Lu Cafaggi, pode ensinar pra você também.

Acho que é quase unanime na vida de brasileiros de TODAS as gerações que os quadrinhos dessa turminha criada por Maurício de Sousa fizeram parte não só da nossa infância, mas também depois disso. Com um numero super diversos de personagens de todos os tipos e tendo sempre o time renovado pra se tornar cada vez mais inclusivo, ele transformou pessoas da sua vida em verdadeiros patrimônios da cultura desse país. E depois de vários curtas e longas de animação chega pela primeira vez nos cinemas um live action de Mônica e seus amigos… É até difícil explicar pra quem tá de fora a importância disso, né? Mas a gente… Ah, a gente sabe! Com presenças óbvias e MUITAS referências a outras ao longo do roteiro, o filme é um prato cheio de identificação, independente do seu favorito: desde Titi e Cranicola explícitos a Papa Capim e Tina em detalhes sutis.

Turma da Mônica: Laços

Turma da Mônica: Laços | Imagem via Veja

O ponto alto da trama é, sem dúvidas, a sensibilidade simples, mas muito bem trabalhada, do roteiro. “Laços” não é só sobre fitas vermelhas amarradas em árvores, mas principalmente sobre o que nos une além do físico. Entre risadas por “erres” trocados por “eles” e coros de “baixinha dentuça”, todos com potencial para machucar, existe a conexão, união, confiança, esperança. O universo lúdico de crianças retratado com sabedoria de adultos é um prato cheio nos quadrinhos, tem tudo para criar um filme perfeito, mas isso não acontece justamente dessa adaptação, que é seu ponto baixo. É um enredo belíssimo, porém não tem conteúdo suficiente para um longa metragem, o que resultou em algumas cenas um tanto quanto lentas, com pausas desnecessariamente demoradas e poucos momentos de ação. Por mais que combine com o teor da história isso atrapalhou, sim, no seu ritmo, mas não no conjunto final como um todo.

O elenco é outro prato cheio, com rostos conhecidos no núcleo adulto e promissores no infantil, que logicamente tem muito o que aprender, ainda. Eu tendo a ser menos crítica com a atuação de crianças, uma vez que elas estão num processo de aprendizagem e profissionalismo bem diferente que merece seu respeitado. O quarteto principal tem muito carisma, ainda que pouca habilidade, e o melhor entre eles é, de longe, o Cascão de Gabriel Moreira, que deu um show! Com certeza tem futuro. Para os mais afetivos vale mencionar uma aparição bem fofa do próprio Maurício, levando adiante a tradição de incluir interação do criador com suas “criaturas” em adaptações do tipo. Por fim, o GRANDE destaque é a participação de Rodrigo Santoro como Louco. Sua presença é rápida e parece “sem pé nem cabeça”, como as iniciais que formam o nome da personagem sugerem, mas na verdade dá sentido a tudo! Perfeito, tanto na caracterização quanto execução, por si só já vale a pena independente da beleza de todo o resto de Turma da Mônica: Laços que, sim, é lindo! Agora é segurar as expectativas para sua continuação, “Lições”, que já está confirmada para 2021.

Leia também: 10 Filmes Para Assistir em 2019

Trailer:

Meninas Malvadas – O Musical

Meninas Malvadas – O Musical

ler artigo
Um Lugar Bem Longe Daqui

Um Lugar Bem Longe Daqui

ler artigo
Let Them All Talk: ritmo lento regado a citações incríveis

Let Them All Talk: ritmo lento regado a citações incríveis

ler artigo

Comente este post!

  • Janaina Braga

    Ameiiii… to doida para assistir… afinal a turma da mônica marcou a minha infância, e estava demorando os quadrinhos ganharem a tela.Achei esse ator que faz o cascão a coisa mais fofa… rs… eles ficaram bem caracteristicos… E meu Deus o floquinho é verde.

    responder
  • Júlia Barroso

    Eu era super fã dos gibis da Turma do Mônica. Ainda sou fã de filmes de animação, vou adorar assistir à esse.
    http://www.blogresenhando.travel.blog

    responder
  • Laísa

    Eu sempre fui muito fã da Turma da Mônica (tive várias festas de aniversário com esse tema, hahah). O anúncio desse filme só me fez relembrar toda aquela emoção que eu tinha quando era criança e empolgação para ler/assistir mais uma nova historinha. Parabéns pelo post e pela ótima resenha 🙂

    responder
  • Paty Poltronieri

    Eu sempre fui muito fã do Maurício de Souza, tenho váaaaarias coleções dele hahaha mas confesso que ainda não consegui ir assistir o filme com medo de me decepcionar, porém sua resenha me fez despertar a vontade de dar uma chance para ele.

    responder
  • Erica Oliveira

    Estou louca para assistir!! Um tempo atras fui conhecer os estúdios mauricio de souza e voltei encantada com tudo!! E lá, além de conhecer o próprio maurício, foi falado sobre o filme e também um outro com a Hello Kitty 🙂 E desde então a ansiedade (acho que mais para curiosidade) se fez presente 🙂

    responder
  • Malu Silva

    Ai, eu to louca pra ver esse filme! Sempre amei Turma da Mônica e fiquei louca quando saiu a adaptação. Tenho que separar um tempo pra assistir antes que saia do cinema!

    responder
  • Luana Souza

    Mesmo tendo a história bem simples, eu achei esse filme muito lindinho, um dos tesouros no cinema nacional que vão ficar guardadinhos comigo. (Embora meu nacional favorito ainda seja Um Professora Muito Maluquinha *-*)
    Pra mim parece que pegaram essas crianças dos quadrinhos e transformaram em seres humanos! Quanta nostalgia foi assisti-lo. Laços é realmente uma história da Turma da Mônica diferente do que estamos acostumados; é mais sensível <3 eu achei muito bom trem mostrado o quanto aqueles comentários que o Cebolinha sempre fez sobre a Mônica podem machucar.
    Enfim, apesar de suas falhas, eu gostei demais 🙂

    responder
  • Stephany Story

    Estou bem curiosa e animada pra assistir e poder assistir com a família toda e minha sobrinha de 3 anos. Amo turma da Monica

    responder
  • Erika Monteiro

    Oi Luly, tudo bem? Ver um “gibi” se tornar filme é algo simplesmente incrível. Primeiro porque nos lembra muito nossa infância. Quem nunca se divertiu com a esfomeada Magali? Ou quem nunca torceu para a Mônica jogar e acertar o coelho no Cebolinha? Ou ainda para o Cascão tomar banho? haha Essa sou eu! Torcia por isso tanto quanto torcia para o Tom pegar o Jerry haha Assisti o trailer e achei o clima bem dinâmico e as crianças bem parecidas com os personagens. Espero ver o filme em breve. Beijos, Érika =^.^=

    responder