Sexta feira 13 no ar, outubro que passa voando, Halloween chegando e são datas perfeitas para sentar com pipoca no colo e os filmes de terror mais assustadores de todos os tempos na telinha, certo? ERRADO! Bom, pode ser “Certo” se você gostar, né, mas eu morro – de – medo – de – filme – de – terror! Na verdade rola o medinho, mas nem é só isso… Raramente temo assuntos “extraordinários” assim. O que rola uma junção disso com nojo das cenas sangrentas/asquerosas, mesmo as mais leves, e muita ansiedade, então no fim das contas eu não gosto do gênero, foi mals, prefiro nem tentar.
Pensando nisso, na vontade de não deixar a data passar em branco e em você, amiga medrosinha que se desviou dos convites de amigos para ver “Annabelle” e “It” de todo jeito esse ano, vamos fazer a listinha mais covardona do momento. Com vocês meu Top 5 Filmes de Halloween pra quem MORRE de medo de filmes de terror, como eu! Afinal, pra que passar o dia levando susto se você pode dar umas boas risadas, não é mesmo?
O Estranho Mundo de Jack
Vou falar verdade, não vou mentir: eu tenho uma certa antipatia do Tim Burton. Melhor nem citar os motivos porque senão seria um post à parte, mas o que importa é que se eu gosto de algum filme dele é porque acho bom MESMO, já que uma parte significativa pra mim é bem meia boca. E “O Estranho Mundo de Jack” tá nessa lista do amor! Nessa animação de fantasia sombria, Jack Skellington já cansou da mesmice que é preparar o Halloween todos os anos, mesmo que seja a grande atração da cidade que promove a data. Após dar uma espiada na “Cidade do Natal” ele fica absolutamente apaixonado pelo clima e resolve que seria o responsável pelo Natal daquele ano… Mesmo que não entenda NADA do assunto! O filme foi distribuído pela Disney, então podem esperar uma trilha sonora muito gostosa e mais: é feito em stop motion! Sim, cada quadro dele foi produzido individualmente, o que dá um trabalho gigantesco, então a gente tem que aplaudir te pé o resultado lindo…
Já viu “O Estranho Mundo de Jack”? Então pode partir pro “irmão” dele “A Noiva Cadáver”, do mesmo diretor e na mesma categoria, mas dessa vez contando com parte do elenco “clássico” dele na dublagem original.
A Família Addams
Cartoon, série de TV, desenho animado e… Longa metragem! Um clássico do humor negro americano, os Addams dispensam apresentações, né? Nessa história, Gomez Addams está há anos procurando por seu irmão, o “tio” Fester, que faz com que seu advogado trame contra ele com ajuda da agiota pra quem deve dinheiro, colocando o filho da mulher no lugar de Fester para botar as mãos na fortuna da família. E que família! Mórtícia, sua esposa, é uma monumental dama de preto, seus filhos Wednesday e Pugsley adoram decepar bonecos e fazem apresentações sangrentas na escola, a vovó Esmeralda é uma bruxa (literalmente!)… E ainda temos a presença de “Coisa”, a mão ambulante que passeia pra lá e pra cá na mansão mal assombrada e bem humorada. Se você ainda não conhece os Addams pare tudo e vá fazer isso agora mesmo, é importante até pra formar caráter, gente!
Curtiu “A Família Addams”? Não tem como não gostar, né? Então hora de ver a continuação, “A Família Addams 2”, onde Mortícia e Gomez celebram a chegada de seu terceiro filho e, cá entre nós, é ainda mais delicioso que o primeiro!
Abracadabra
Vamos para mais um live action! Lançado em 1993, nele conhecemos as três bruxas da cidade de Salém, Winnie, Mary e Sarah Sanderson, que pretendem se manter belas a qualquer custo através da magia. Para isso, elas pretendem sugar a juventude de uma garotinha local chamada Emily, fazendo com que os aldeões as sentenciem à morte. Trezentos anos depois a chegada da família dos irmãos Max e Dani faz com que as irmãs Sanderson retornem à vida na noite do Halloween, com o objetivo de prosseguir com seu plano há muito impedido… Assisti “Abracadabra” quando criança e acho que até hoje devo ter medinho de algumas das cenas deles, foi o único filme Disney que fez isso comigo até hoje!
Kubo e as Cordas Mágicas
Eu já fiz uma resenha de “Kubo e as Cordas Mágicas” quando o assisti no início do ano onde vocês podem ler tudo sobre ele mas o resumo é que quando terminou eu estava 01) aos prantos e 02) encantada! Ele também é uma animação e também em stop motion, mas dessa vez produzido pelos Estúdios Laika. O filme conta a história de Kubo, um garoto que consegue dar vida a origamis ao tocar seu shamisen, contando para os moradores de sua vila histórias que ouviu de sua mãe. Quando bebê seu avô, o Rei da Lua, assassinou seu pai para roubar os olhos do menino, que chegou à pré-adolescência com apenas um deles graças a esse ataque. A missão de Saritu, sua mãe, é mantê-lo seguro para que ele não perca o outro, estando disposta até a sacrificar a própria vida para isso, o que dá início à jornada do recém órfão… A história aborda magia de forma natural, tem cenas de leve suspense super emotivas e é visualmente MARAVILHOSO! Em uma das cenas o menino constrói um navio a partir de folhas de árvore enquanto toca, e foi uma das cenas de animação mais bonitas que já vi em toda a minha vida!
Se você gostou da história de “Kubo” já deve conhecer os outros filmes feitos pela Laika, né? Eles conseguem ter um clima mais na vibe de Halloween ainda! Principalmente os queridinhos “Coraline” e “ParaNormam”.
Cisne Negro
Diferente dos outros filmes da lista, que são divertidos mesmo com uma pegada levemente sombria, “Cisne Negro” é pra quem quer atrás de respiração ofegante nessa data. Esse drama psicológico deu o Oscar de Melhor Atriz a Natalie Portman quando ela interpretou Nina, que acaba de ser nomeada bailaria principal da companhia onde dança como protagonista de “O Lago dos Cisnes”. A garota, porém, enfrenta vários problemas mentais intensificados pelo abuso constante da mãe. Ele é daqueles que quanto mais você assiste, mais detalhes bizarros consegue captar. Minha percepção dos problemas da Nina foram de uma simples insegurança até chegar em transtornos de ansiedade e abuso sexual. É pesado, mas também maravilhoso, ASSISTAM!
Agora vamos continuar esse post aí nos comentários: me indiquem filmes pra eu ver no dia 31 que não me impeçam de dormir à noite! Lembrando que “terror leve” não vale, hein? Ainda é terror e vou ter medo de qualquer jeito…
As imagens do mosaico desse post foram retiradas de diversos sites em 29 de setembro de 2017, listados a seguir: Rock n’ Tech, Vogue, Chá de Prosa, YouTube e Chic. O gif encontrei na mesma data no Giphy.
Clayci
Não senhora! Vc vai asisstir os filmes feios junto comigo.. anda
hauhauhauhuahauhuahuahuhauah
Eu AMO abracadabra gente *_*
Já perdi a conta de quantas vezes já assisti esse clássico huahuahuahua
Luana Souza
Embora eu goste de ver filmes mais ~pesados~, não resisto a coisa mais divertidas. Os únicos da sua lista que eu já assisti foram “O Estranho Mundo de Jack” e “Abracadabra” , mas estou planejando ver logo “Cisne Negro”, tanto que até tirei print dele na Netflix 🙂
Anny
Lully eu prefiro os terrozão mesmo pesado. mas desses ai eu gostei muito do Cisne Negro, sou apaixonada por balé rsrs. Abracadabra tbm ja vi algumas vezes, mas eu prefiro aqueles de nao conseguir dormir a noite rsrs
Yuri S
Boas escolhas pra quem tem medo, mas eu prefiro os terrorzão ahahahaha
Desses falta eu assistir Kubo e A Família Adams.
xoxo http://www.sextadimensao.com/