Com o fim da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, que foi no dia 08, chegou a hora de eu postar sobre a única peça que assisti. Mais ou menos na metade da campanha, ou seja, no início de fevereiro, Tio Márcio me chamou para ir com ele, a namorada e a sogra ao Palácio das Artes assistir uma peça do Grupo Balcão chamada “Pequenos Milagres”. Na verdade são quatro historinhas que foram enviadas pelo público e que funcionam no seguinte esquema: 1ª parte da Historinha 01 – Historinha 02 – 2ª parte da Historinha 01 – Historinha 03 – 3ª parte da Historinha 01 – Historinha 04 – Final da Historinha 01. Parece confuso, mas é BEM LEGAL. Nesse post vou colocar sinopse, opinião e, pra quem quiser, as sinopses das 4 histórias, que vão ficar “escondidinhas”, aí é só clicar em “More…”
Sinopse: “O espetáculo Pequenos Milagres, direção de Paulo de Moraes, é composto por quatro textos selecionados da campanha Conte sua História, que o Grupo Galpão realizou em 2006, especialmente para criar o novo espetáculo.
A campanha alcançou pleno êxito recolhendo cerca de 600 histórias (via cartas e e-mails) provenientes de várias partes do país. Desse total, foram pré-selecionadas, pelos atores, o diretor e o dramaturgo, Maurício Arruda Mendonça, as 50 que mais representavam o cotidiano das pessoas. Após vários workshops, chegou-se às quatro histórias que compõem o texto final da peça.
Segundo Paulo de Moraes, esse conjunto de histórias oferece um olhar teatral singular sobre a vida brasileira. “Um projeto dessa natureza permite discutir questões relevantes, com personagens muito próximos a nós, que revelam os sonhos das pessoas comuns”, diz.
A estréia de Pequenos Milagres marcou o início das comemorações dos 25 anos do Grupo Galpão, em 2007. A estréia aconteceu em Belo Horizonte, no Centro Cultural Galpão Cine Horto e cumpriu turnê pelo Rio de Janeiro, São Paulo e principais Festivais do país.” – retirado do site do Grupo Balcão, acesso em 16/03/2009
Opinião Geral: Eu gostei muuuuuuuito da peça no geral, de tudo mesmo. No início eu me confundi porque não tinha entendido que pararam uma peça e começaram outra, já que os atores são basicamente os mesmo. Mas depois me localizei e amei!! Tem uma hora em que você vê um personagem protagonista da segunda peça como coadjuvante da quarta, conseguem ligar tudo. E tem a questão de ser o Grupo Balcão, eles são simplesmente ótimos. Acho que são eles pro Teatro e o Grupo Corpo pra dança, não tem comparação.
CABEÇA DE CACHORRO: Inspirado no texto homônimo de João Celso dos Santos, recebido durante a campanha Conte sua História. Essa história representa um rito de passagem em que um menino do interior, de apenas onze anos, se vê obrigado a enfrentar os desafios da cidade grande para cumprir uma importante missão que lhe foi confiada por seu pai. Fragmentada em quatro partes, ela é contada como uma aventura ao longo da peça.
O PRACINHA DA FEB: Inspirado no texto (sem título) enviado por Thereza Alvarenga, recebido durante a campanha Conte sua História. Conta a história de um velho expedicionário que re-visita seu passado a partir do olhar de uma jovem enfermeira que trabalha com pessoas da terceira idade.
O VESTIDO: Inspirado no texto Vestido do Desejo, de Maristela de Fátima Carneiro, recebido durante a campanha Conte sua História. Retrata a história de uma mulher que realiza um antigo sonho da adolescência, apresentando a delicadeza do sonho de uma menina.
CASAL NÁUFRAGO: Inspirado em texto anônimo e sem título recebido durante a campanha Conte sua História. Abordagem sobre a vida de um casal cuja relação está há muito tempo desgastada e que, de repente, se vê na iminência de ter todos os seus problemas financeiros resolvidos através do concurso “Show do Milhão”. O texto fala sobre a crueza de duas vidas em que existe pouco espaço para o sonho.
Maiores informações: http://www.grupogalpao.com.br
Daninha
Eu queria tanto ter ido!! Não assisti nem um… ='(
Mas essa aí parece que foi boa!! Eu te agradeço até hoje por ter ido (eu fiquei lendo Eclipse, lembra?? O maldito livro eterno?? hahaha =D)
” Abordagem sobre a vida de um casal cuja relação está há muito tempo desgastada e que, de repente, se vê na iminência de ter todos os seus problemas financeiros resolvidos através do concurso “Show do Milhão”. Amei ?
Daninha
P.s.: I love you!! ?
Manuela
Nossa, mto interessante, só pela sinopse jah me interessei…vou dar uma olhada no site, vou ver se rola no Rio!!!
beijos!
Renata
Faz um bom tempo que eu não assisto a uma peça…
Gostei muito da sinopse dessa aí, mas acho difícil virem pro Piauí. =(
Quando você começar seu italiano nós vamos treinar por comentarios! =)
=***
Raiza
nossa eu sou apaixonada por teatro…
pena q infelismente a muito tempo não vejo nenhuma peça,
meu sonho é ver uma peça do grupo balcão,nos tempos q estou afim d ver uma peça e não posso,procuro ler um livro
dramaturgo,algo assim…:lol:…=)
Raiza
ain*…sou apaixonada por teatro,quero ser atriz,vou fazer faculdade de artes cenicas…
quem sabe um dia posso ir para a tv,meu sonho,jah fiz curso de teatro,não posso fazer por agora mais,pq estudo a tarde,mas procuro por uma oportunidade…:grin:
Raiza
quem sabe as peças naum podem vim pra minas,quem dera,
vou ver se entro no site…bye bye,muito bom tah akii
bjuxx