O Espírito Natalino – Júlia Cancian

O Espírito Natalino – Júlia Cancian

O Espírito Natalino *****
O Espírito Natalino: Capa do livro de fundo liso, pequenos enfeites de natal no topo, seguida do título da obra. Ao centro, dois suéters de temática natalina estão lado a lado, como um casal, e na parte inferior consta o nome da autora. Autora: Júlia Cancian
Gênero: Conto, fantasia
Ano: 2020
Número de páginas: 32p.
Editora: Publicação Independente
ISBN: B08P61G158
Sinopse: “Énastros e Berenice se conheceram em uma noite de natal, no vigésimo segundo aniversário dele. No entanto, naquele minúsculo apartamento também vivia um outro alguém. Berenice só não contava que esse amigo fosse um tanto quanto… Incomum. Um conto em que o personagem principal não é humano e tem que lidar com uma grande perda.” (fonte)

Comentários: Você já imaginou como é a vida de um Espírito Natalino? Visualize só a ideia de ser querido por todos, esperado o ano inteiro, trazer sensações maravilhosas a tantos amantes dessa data especial e não poder curtir realmente isso com nenhuma dessas pessoas… Essa é a vida do protagonista desse conto de fim de ano de Júlia Cancian: ele não pode ser visto, ouvido ou mesmo verdadeiramente sentido pelos humanos com quem convive todos os dias. Fica apenas vagando pelo planeta, fazendo parte dele como pode até, enfim, conhecer e começar a estabelecer um certo contato com Énastros, um jovem escritor também nascido no natal de história triste e igualmente solitário. Quando Berenice, uma moça pela qual o rapaz se apaixona quase instantaneamente, aparece na vida dos dois, a história tem tudo para ter o mais feliz dos finais.

O Espírito Natalino: foto do aparelho Kindle com a tela ligada em que a capa do livro aparece em destaque. Ao fundo, galhos de uma árvore de natal branca com enfeites rosa choque variados.

Um conto carregado de sentimento e, ainda assim, com a leveza que esse fim de ano tão tenso que estamos vivendo pede, O Espírito Natalino nos faz desejar muito poder sentir a presença de “Lino”, narrador personagem que, na história, é o responsável por nos fazer amar tanto essa época do ano. Ao longo das páginas, vemos sua ligação com Énastros crescendo, e também a dos dois com Berenice e seu pudim delicioso. Uma história simples, e ainda assim bem trabalhada em detalhes bonitos, como a escolha dos nomes e enaltecimento do estado natal da autora, que aproveita a deixa para falar um pouco da cultura do mesmo ao narrar as viagens desse ser especial. Juro, fiquei imaginando como seria fazer um curta metragem de animação dele, daqueles em que as personagens não falam, mas te fazem chorar (e muito!) tanto ao longo do enredo quanto no final melancólico.

“O amor não é sobre religião, caso você esteja pensando nisso neste momento (…). O amor é sobre pessoas, é sobre o outro, é sobre o que eu posso fazer para diminuir a dor do meu próximo.”

Aliás, falando em final, ele me pegou 100% de surpresa! Eu imaginava que os acontecimentos que estavam sendo narrados se desencadeariam em situações completamente diferentes, rotineiras, até que de repente veio um grande impacto que me deixou paralisada por um segundo antes de continuar. Como alguém que escreve (e adora um bom draminha), fiquei imaginando como foi para a autora chegar ali, se ela pensou em outros caminhos, mas ao mesmo tempo que o coração fica pequenininho, dá pra entender a direção pela qual optou. Meio “a vida é assim”, sabe? Mas sendo em bons ou maus momentos, “Lino” segue como alguém que dá vontade de abraçar e ajudar a seguir com sua vida imortal (já que, como ele mesmo disse várias vezes, ser um Espírito não o torna um fantasma). Livro totalmente recomendado para aquela leiturinha rápida antes do dormir que vai te ajudar a sonhar em paz!

Leia também: O Conto de Natal, uma pequena história natalina publicada aqui no blog!

Júlia Cancian é brasileira nascida e moradora do Espírito Santo, graduanda em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Aos 18 anos (quaaase 19), ela já tem dois contos publicados na Amazon Kindle, disponíveis para compra ou de graça para assinantes Kindle Unlimited: O Espírito Natalino e Todas as Luas de Júpter, que conta em primeira pessoa a história de uma mulher transtorno dissociativo de identidade (TDI). Para conhece-la melhor vocês podem seguir no Instagram @juliahcancian ou Twitter @itsazriel.

Amor em Cinco Atos

Amor em Cinco Atos

ler artigo
Lançamento de “Eu te amo, Philip Parker”

Lançamento de “Eu te amo, Philip Parker”

ler artigo
Feliz Natalzinho, 2023 da loucura e Blog New Year

Feliz Natalzinho, 2023 da loucura e Blog New Year

ler artigo

Comente este post!

  • Samara Silva

    Gostei bastante do artigo, muito bom mesmo! Estou amando ler seus artigos e compartilhar com os amigos!

    Meu Blog: Tri Legal Ao Vivo

    responder
  • Gustavo (Leitura Enigmática)

    Não conhecia esse conto e achei muito emocionante, aliás, tudo que representa essa data nos emociona. O quote que colocou está perfeito, ele por si só, já falou tudo. Fiquei interessado em ler essa história.

    responder
  • Darlene Regina Faria

    Fiquei muito interessada em ler a história toda – A autora teve uma ideia genial ao criar um personagem tão especial, além disso, sendo de autoria de uma jovem brasileira, meu interesse aumenta bastante…rs

    Abraços

    responder
  • Ana Claudia Soriano de Angelo

    Que bela proposta de conto de Natal! Minha nossa! Cativante! E, pela sua resenha, concordo com a citação que diz que o amor não seja apenas sobre religião. É cuidado, zelo, olhar o próximo com cautela, leveza e zero egoísmo. Adorei a proposta! E que foto linda a do início do post! Parabéns! Grande beijo e um feliz Natal pra ti!

    responder
  • Vitória Bruscato

    Primeiramente: SEU BLOG ESTÁ LINDO! Bem clean, e a sua cara total!!!!

    Sobre o livro: eu fiquei assim :O ao perceber que o “espírito de natal” é literalmente um espírito, socorro kkkkkkkk

    A história deve ser super legal, ainda mais com um final surpreendente. Animei de ler, vou adicionar o livro à minha wishlist da amazon <3

    responder
  • Lunna

    Nossa, já viajei aqui ao pensar no espíritos do Natal passado-presente e futuro. Eu sei que nada tem a ver. Mas fui até o conto e voltei (rapidamente)porque foi o único conto de Natal que eu li.
    Agora sobre o conto da jovem autora… fiquei a imaginar a história, os encontros e o que disse a respeito de um curta de animação. Tem histórias que parecem destinadas a outro fim além do livro. Já senti essa sensação algumas vezes.

    responder
  • Samara Silva

    Gostei bastante do artigo, muito bom mesmo! Estou amando ler seus artigos e compartilhar com os amigos!

    Meu Blog: O site Gol Bet é confiável?

    responder