Quando o assunto é o ser escritora, sou mega “vergonha da profisson” nos quesitos acompanhar as tretas do mercado editorial e, principalmente, LER… Sei que faz parte do trabalho, mas é, não tenho compromisso com essa parte! A prova disso é que, mesmo arrasando com meu fluxo de postagens no blog esse ano, falei de dois míseros livros até agora: Amanhecer na Colheita e Café Orpheus. Adoraria dizer que li horrores, que só deixei a desejar na hora de falar deles, mas seria mentira, a real é que há anos venho lendo bem pouco, infelizmente. Ainda assim, tem uma ou outra leitura finalizada por aqui sobre a qual não escrevi, então pra compensar e me fingir de correta, fiquem aí com minhas 4 últimas leituras feitas por diversão — na esperança de me corrigir nesse aspecto em 2026.
Wicked – Gregory Maguire

Cheguei a mencionar aqui que tinha lido Wicked: A História Não Contada Das Bruxas De Oz, pois é, minha opinião segue a mesma: uma história incrível, com trama política extremamente necessária, mas escrita de um jeito meio desagradável, o que não torna a leitura uma experiência gostosa. Sinto isso quase sempre que leio livros de autores homens com protagonistas mulheres, na real. Sei que parece que não gostei, e gostei sim, mas num deu aquele gás de continuar com a série, sabe? Isso mudou um pouco com o lançamento de “Elfie” em setembro, me deixou curiosa por explorar mais da vida da minha personagem favorita no livro, fiquei na esperança de ele resolver lançar também um sobre a Glinda, que é a preferida no musical… Inclusive, no momento em que esse post for ao ar estarei a caminho do cinema para assistir à Parte 2 do filme, aaaaaaaah!
[Edit] Cinco dias após a publicação desse post, meu desejo foi atendido: “Galnda” foi anunciado pelo Gregory Maguire, com previsão para sair no segundo semestre do ano que vem! Agora tô MUITO animada! [/Edit]
No andar de baixo – Cartumante

Ler que é bom eu não leio, não, mas COMPRAR livros e, principalmente quadrinhos é um trem que faço com boa frequência, viu? O beco dos artistas é minha parte favorita das bienais, e sempre que um quadrinista que gosto lança uma campanha de financiamento coletivo tento me organizar pra participar… Quando a Cartumante anunciou No andar de baixo ano passado, quase deixei passar, porque não sou tão fã de terror, mas aí veio a oportunidade de pedir junto com a bolsa Mião dela, que é LINDA, e acabei dando ele de presente de natal pro meu cunhado, ele também adora. Obviamente peguei emprestado, né? Cara, a Cecília é muito boa, é incrível a construção que ela faz esfregando os pequenos terrores da vida real na nossa cara com pitadas sinistrinhas de sentido figurado… Adorei!
Amarelo Manga – Arthur Santos

Essa é uma das várias leituras que fiz nos últimos anos e, por conta de estresse e de ter mil coisas na cabeça, acabei esquecendo em questão de dias. Uma injustiça sem tamanho, já que a história é muito fofa! Amarelo Manga foi publicada pela Quimera exclusivamente como e-book, e o é aquele romancezinho gostoso sem enrolação que te deixa com olhos brilhando e vontade de dar uns beijinhos também… A escrita do Arthur tem um quê meio melodiosa, sem ser rebuscada, é simples, fluida, além de escritor ele cria conteúdo sobre livros no Instagram, é pacote completo!
Harry Potter à l’École des Sorciers

Não coloquei o nome da autora de propósito, essa mulher já ganhou muito palco na minha vida e agora só menciono se for pra falar mal… Ainda assim, eu queria um livro que conheço BEM pra fazer minha primeira leitura longa em francês por conta própria, e Harry Potter e a Pedra Filosofal foi o que mais li na vida. Difícil PRA CARAMBA achá-lo em sebo aqui no Brasil, porque é óbvio que eu não ia dar meu dinheirinho pr’aquelazinha, mas achei e também peguei o audiobook gratuitamente pra aprender escrita e pronúncia ao mesmo tempo. Aprendi algumas palavras novas, tanto do vocabulário cotidiano quanto desse universo que já foi tão importante pra mim… Até comecei a gravar um mini diário pro TikTok, mas logo em seguida a vaca foi transfóbica publicamente pela milésima vez e parei… Fica aqui o registro de que rolou, e foi ótimo!

Esse post faz parte da Blogagem Coletiva WoA, cujo tema #007, para novembro de 2025, é Últimas leituras.

