Ex.tra.or.di.ná.rio; adjetivo: 1. fora do comum; 2. adicional, suplementar; 3. admirável, espantoso, grandioso. Acontecimento imprevisto ou inesperado. (fonte)
A primeira vez que assisti ao booktrailer, em plena Turnê Intrínseca, foi em 2013 e minha reação foi a que todos já esperariam de mim: eu chorei. Um ano depois no mesmo evento foi reproduzido mais uma vez e chorei de novo, e aí percebi que precisava finalmente ler aquele livro que já me arrancava lágrimas antecipadas. Foi o que eu fiz e desde então posso dizer que, de certa forma, é meu livro favorito (Potter doesn’t count). Uma aula de empatia, humanidade, sensibilidade e, acima de tudo, gentileza: é assim que podemos definir Extraordinário, de R.J. Palacio, cujo título se refere ao personagem, mas poderia ser também à história, não existe classificação melhor!
August Pullman tem 10 anos, é viciado em Star Wars, adora jogar video game, vive com seus pais, irmã mais velha e uma cachorrinha de estimação. Ele também tem uma deformação craniofacial que o fez passar por diversas cirurgias ao longo de sua vida, impedindo que ele vá para a escola… Pelo menos até agora! Ser o aluno novo já é difícil, entrar na segunda fase do ensino fundamental também, mas tudo se torna muito mais impactante quando você tem um rosto tão diferente. Auggie é uma pessoa que causa reações fortes, sempre, mas nem todas são ruins: quanto mais as pessoas se abrem para ele, mais elas percebem a influência positiva que essa história pode trazer em suas vidas. Isso já é de conhecimento de Via, sua irmã igualmente extraordinária, e acaba sendo também daqueles que estão ao seu redor, como Summer, Jack, Justin… E de cada leitor que embarca junto com eles nas palavras de Palacio. Eu tornaria essa leitura obrigatória em toda e qualquer turma de escola que contenha crianças da faixa etária dele, e recomendo para todo mundo, de não importa a idade. Através de momento do cotidiano, preceitos e muitos lágrimas você termina a última página aprendendo que vale a pena ser escolher ser gentil sempre, e acima de todas as coisas!
Esse post foi inspirado na proposta #31 do Creative Writing Prompts, que oferece mais de trezentas ideias legais para desenvolver sua escrita criativa. É o 7º entre os 25 que me propus a escrever até outubro de 2018 e nesse eu simplesmente tinha que falar sobre um objeto azul.
Luana Souza
eu fiquei morrendo de amores pelo seu post *_* Extraordinário está na minha lista de livros pra vida toda, mas, por hora, eu só tenho primeiro livro :p quero muito completar minha coleção!
ah, eu não vejo a hora de assistir o filme 😀
beijos.
Kimberly
Adorei o post! Eu amo demais esse livro, devorei do começo ao fim e quando acabou fiquei bem triste hahah É um livro tão incrível, tão incrível, que entra na minha lista de favoritos e também acho que todos deveriam ler. Beijooos
http://www.itiskimby.wordpress.com
Yanna
Ai.. Que lindo.. Nunca tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro, mas sempre tive curiosidade de saber a respeito, adorei!! Já vou colocar na minha lista de livros para comprar!!
Beijoos
Yanna Karim
Gislaine
Vejo todo mundo falando de Extraordinário e tenho muita vontade de ler, mas até hoje não tive a oportunidade. Espero que eu consiga comprá-lo antes do lançamento do filme. Ótima postagem, acho o Creative Writing Prompts muito útil!
camyli
Tenho a primeira versão do livro aquela com a capa branca e a “…” vermelha conheci a história do livro Extraordinário no primeiro evento que eu fui da Intrínseca e chorei muito também.
Rê
O bom de se falar do livro Extraordinário é que o título dele é daqueles que já adianta tudo, já te indica, se prepare para uma leitura, para uma história, para personagens e lições extraordinárias.
O sentimento de que todos devem ler é recíproco e acho que, sem dúvidas, é do tipo de leitura que sempre que precisarmos, devemos pegar, reler e lembrar um pouquinho de como é necessário ter muita empatia e respeito para com o próximo.
xoxo
Beca
Eu PRECISO ler esse livro. Todo mundo fala super bem e chora horrores. Seria maravilhoso se eles tornassem leitura obrigatória nas escolas porque, mesmo não tendo lido, eu já sei de vários spoilers e acredito que seria muito positivo para trabalhar questões como diferença, aceitação, pré-conceitos e o bulling com as crianças.
Katarina Holanda
Como eu amo Extraordinário <333
Ane
Esse é aquele tipo de livro que a gente acha que pode ser infantil e bobo, mas é um tapa na cara e nos fazer refletir sobre a maneira que estamos agindo. Um livro muito bonito que vale a pena ser lido.