Divergente (Divergent)
Elenco: Shailene Woodley, Theo James, Kate Winslet, Ansel Elgort, Ashley Judd, Ray Stevenson, Zoë Kravitz, Ben Lloyd-Hughes, Tony Goldwyn, Jai Courtney, Maggie Q, Miles Teller, Christian Madsen (I), Ben Lamb, Mekhi Phifer
Direção: Neil Burger
Gênero: Aventura
Duração: 139 min
Ano: 2014
Sinopse: “Na futurística Chicago, quando a adolescente Beatrice (Shailene Woodley) completa 16 anos ela tem que escolher entre as diferentes facções que a cidade está dividida. Elas são cinco, e cada uma representa um valor diferente, como honestidade, generosidade, coragem e outros. Beatrice surpreende a todos e até a si mesma quando decide pela facção dos destemidos, escolhendo uma diferente da família, e tendo que abandonar o lar. Ao entrar para a Dauntless, ela torna-se Tris e vai enfrentar uma jornada para afastar seus medos e descobrir quem é de verdade. Além disso, Tris conhece Four, um rapaz mais experiente na facção que ela, e que consegue intrigá-la e encantá-la ao mesmo tempo.” (fonte)
Comentários: Eu assisti ao filme “Divergente”, adaptado no livro de mesmo nome, pouco mais de uma semana antes do lançamento na pré-estréia para convidados que teve em Belo Horizonte – que foi a primeira do país. Pensei em postar sobre ele antes mas acabei adiando porque achei melhor esperar sair oficialmente e o pessoal assistir pra expressar o que achei e ter quem concorde ou não comigo.
No geral achei o filme muito bom, com alguns erros de adaptação meio tristes, mas que não acho que atrapalharam o enredo em si. Gostei de como o universo de Divergente foi apresentado, gostei de como a Chicago futurista foi retratada e gostei principalmente da apresentação das facções, eles mostravam os símbolos de forma incrível antes de falar sobre, ficou lindo! O figurino de algumas delas também merece destaque: Erudição tá de matar de lindo e Audácia e Franqueza ficaram bons também. Abnegação por sua vez achei que podia ter tido um acabamento melhor e Amizade ficou HORROROSO, um estilo meio hippie forçado que nem seguia as cores da facção, uma pena porque tem como fazer coisas lindas com a combinação vermelho e amarelo. Fiquei triste porque considero a Amizade “minha facção” e não acho que eles deviam ser vistos só como agricultores drogados, pra mim a essência deles é a melhor de todas por serem pessoas gentis e amigáveis e tudo mais. Mas ok.
Sobre o elenco do qual reclamei durante meses: quebrei a cara! Kate Winslet ARRASOU como como Janine, estava irreconhecível e impecável, e Theo James, socorro, alguém me abana com aquele homem, mãe do céu, que voz é aquela? Todas as meninas – e alguns meninos – arfavam de emoção cada vez que Quatro falava qualquer coisa no filme, não tinha como sair impune a ele, incrível mesmo. Só a Shailene que não achei que funcionou no papel: a voz dela é meio molenga mosca morta pra alguém tão forte como a Tris e ela é MUITO ALTA com um “corpão” que não combina já que a personagem é pequena e isso é falado o tempo todo.
Em alguns momentos senti falta de algumas partes do livro como, por exemplo (E SPOILER) o romance da Cristina com o Will (Que virou um abraço carinhoso. Só), o ataque que o Edward sofre que nem é mencionado e o final. Teve um parte incrível que envolve Tris atirando facas que eu até aplaudi, mas ficou meio forçado no geral e não tinha naaaada a veeeer com o livro. Fora isso os outros cortes e modificações não me incomodaram, inclusive achei necessário em alguns casos.
Melhores momentos: Além dos símbolos da Erudição, Amizade e Abnegação sendo apresentados de forma incrível com uma caracterização real das imagens e da apresentação das facções no início como deveriam ser, e não da forma estereotipada como realmente são, minha cena favorita foi a da tirolesa. O cenário tá fantástico, a trilha sonora incrível, Veronica Roth (que, pra quem não sabe, é a autora dos livros) faz uma apariçãozinha e é um momento icônico e importante PRINCIPALMENTE para quem leu Convergente, o último livro da trilogia. Eu tinha esquecido de como era exatamente então quando ela foi lançada acabei lembrando e o epílogo do terceiro livro me veio na cabeça e eu CHOREI COMPULSIVAMENTE DE SOLUÇAR! Sério, gente, não achei que ia chorar – e vocês me conhecem, eu choro em propaganda de margarina – mas não deu pra segurar, cada vez que lembro daquilo fico mais e mais emocionada, cena linda mesmo!
Dei 3 estrelas e meia aqui no blog e acho que 4 lá no Filmow. Não sei se essa minha opinião vai se manter para sempre quando eu rever o filme sabe-se lá quando, mas tô satisfeita agora e isso que importa, vale a pena pra quem leu e gosta da série, pra quem leu e nem gosta tanto assim e pra quem não leu e gosta de uma distopia ou de filmes de ação leve!
Daninha
Divergente não foi o melhor livro que já li na vida, para ser sincera está BEM longe, mas a essência é boa. Se fosse mais bem escrito, ou até mesmo melhor dividido. Enfim, é sobre o filme que estamos falando. É bom, se for pensar no livro. Bem adaptado, cortaram as partes menos importantes – mesmo o final alternativo tendo sido horrível. Como apresentou o símbolo de casa facção foi a melhor parte de todas.
P.s.: I love you
fabricia
Eu pretendo ler os livros da série antes de assistir a saga. Mas pelos comentários de quem viu o filme, o mesmo estava muito bom.
abraços!
http://princessandfashion.wordpress.com
Thami
Eu queria muito ler o livro antes de assistir ao filme, mas já vi que não vai dar né? Haha! E eu quase fui no cinema hoje e quase vi esse filme, mas acabei não indo pro cinema e ficando em casa mesmo. No começo pensava que era igual à Jogos Vorazes, mas pelas resenhas que já li, é diferente.
Bitocas!
Camilla Martins
Eu nem manjo desse livro, nem da saga, nem de nada.Me sinto excluidona UHAHHAUAHUAHUHUA
bjos
Marcos Guima
Eu nunca assisti esse filme.
Talvez eu assista ele.
http://marcos-guima.blogspot.com.br/
Abraço.
Marcos Guima
Tem tag para você no meu blog.
http://marcos-guima.blogspot.com.br/
Abraço.
Camila Faria
A gente sempre fica um pouco decepcionado com essas adaptações de livros para o cinema, né? Não dá pra entender algumas escolhas dos diretores…
Tamirez
Eu ainda não fui no cinema ver, mas estou louca para ver e poder tirar minha próprias conclusões.
Tua crítica foi uma das mais “amigáveis” que li, e por isso gostei.
Não acho legal quando as pessoas ficam malhando o filme antes de ele sair, somente baseado em escolha de elenco. A única coisa que achei que seria o mais complicado com relação a protagonista foi realmente o corpo, pois até nos posters eles apresentam ela com um corpão e no livro ela está sempre reclamando que tem corpo de criança. Mas enfim, assim que der, vou ir olhar (:
Boa semana. Bjo
Erika
Não vi o filme ainda, nem li o livro nem conhecia a história hahaha mas estão falando muito, talvez eu baixe o filme pra dar uma olhada 🙂
Adoro a Kate Winslet <3
Beijos!
Juliana
Primeira crítica do filme que leio e gostei bastante. Pretendo assistir em breve! 😀
Beijos!
lilian
eu gostei tanto do livro mas não estou criando expctativas,vou assistir o filme e vê se vou curtir.
http://blogradioactive.blogspot.com.br/
Cristiano
Não vi o filme…
Thay
Ainda não li o livro ou assisti ao filme, então vai ficar um pouquinho difícil comentar qualquer coisa sobre! Sei que os livros são sucesso, e estão na minha lista de leituras futuras, mas não sei bem como o filme tem se saído. Sei também que atores muito bons têm se juntado à franquia, tipo a linda da Kate Winslet e a Maggie Q, mas isso é tudo o que posso dizer. Ah, claro, e tem o fato de que adaptações de livros sempre pecam por deixar coisas de fora – o que é uma pena, seria realmente incrível se fosse possível transpor para as telas tudo aquilo que lemos!
Angélica
Não li o livro e ainda não assisti o filme. Estou na dúvida do que eu faço primeiro. Mas confesso que com a seu comentario sobre o filme fiquei bastante instigada a assisti-lo antes hahahaha
Beijokas
Lili
E eu levei 200 anos pra ver esse filme… Né? Romance da Cristina com Will fail…
Se bem que pra mim o filme fail total… Filha do Lenny Kravitz tem o carisma de uma porta…
E cadê Edward gente?
Bjs…