Creatable World: as bonecas de gênero neutro da Mattel

Creatable World: as bonecas de gênero neutro da Mattel

A Mattel tem investido bastante na inclusão dos seus brinquedos nos últimos anos. Desde que o projeto “A Boneca Evolui” trouxe novos corpos, tons de pele/olhos, modelagem de rosto e textura de cabelos para sua linha Barbie Fashionistas (eu tenho até uma mini-Luly de corpinho Petite!) essa tentativa permanece em alta. Ao longo do tempo expandiram para maior diversidade também nos Kens até chegar na “turma” de 2019 com deficientes físicas que vêm em cadeiras de rodas ou com perna metálica, todas muitos legais. Essa semana, porém, foram além disso e anunciaram as bonecas Creatable World, o kit de gênero neutro com mais variedade para crianças se identificarem ao brincar!

“O Creatable World ™ oferece às crianças uma tela em branco para criar seus próprios personagens. Troque cabelos compridos por cabelos curtos – adicione uma saia, calça ou ambos. Você decide! Misture e combine, troque ou compartilhe.” (traduzido livremente do site da Mattel)

Creatable World: as bonecas de gênero neutro da Mattel

Imagem via Forbes

Em uma caixa de acessórios recomendada para idades 6+, crianças e colecionadores terão acesso a uma boneca de aproximadamente 30cm (11 inches) com corpinho articulado, feição completamente neutra, cabelos bem curtinhos e uma opção de peruca na mesma textura e cor para torná-los longos. As bonecas vestem conjunto de camiseta e shorts básicos e vêm com uma quantidade incrível de acessórios, TODOS sem gênero, para criar combinações e looks diferentes, entre opções de camisetas, calças, saias, sapatos, bolsa, chapéu e até óculos. Eles prometem mais de 100 looks com apenas um set, e combinando com outras as possibilidades são ainda maiores.

Inicialmente foram lançados 6 tipos de conjuntos diferentes, três com pele clara e outros três com pele escura. O mais legal deles o negro mais escuro com cabelos de tranças, ficaram LINDOS demais! As perucas compridas não ficam 100% naturais na cabeça, é possível ver claramente a marca do plástico da divisória, mas se você “fingir” que se trata de uma tiara de cabelo fica ainda mais estiloso. Se eu fosse escolher um deles para mim com certeza seria o de pele branca e cabelos pretos lisinhos, tem até a franja igual à minha, gente, e os óculos são de grau! Muito perfeitos, com roupa bem bacanas, inclusive já quero pra turbinar a coleção, principalmente porque são todas articuladas, com detalhes simples mas bem feitos e bonitos.

Creatable World: as bonecas de gênero neutro da Mattel

Kit com cabelos pretos e lisos

A linha Creatable World veio ao conhecimento do público oficialmente através do canal My Froggy Stuff, que tem como temática lançamentos de brinquedos, bonecas e DIY quase diários para elas. No vídeo a Froggy mostrou que recebeu todas as opções e testou variações possíveis não só com uma caixa, mas também entre elas. É muito legal pensar que meninas e meninos não precisam mais ter corpo de formato específico, tom de pele padrão ou cabelos loiros para se ver nos seus brinquedos, né? Aos poucos, e na medida “permitida” pelas mais diversas limitações do capitalismo, essas pessoas estão sendo representadas até quando não enquadram em algum gênero definido, ou mesmo fluindo por mais de um!

Leia também: Todos, Nenhum: Simplesmente Humano, um livro que trata sobre adolescentes de gênero fluido através da identificação da personagem principal com essa realidade.

As bonecas já estão sendo vendidas por U$29,99 na Amazon, Wallmart e Target. Fiz uma simulação no primeiro site para saber quanto ficaria importar direto com eles e, somando frete, cotação do dólar e todos os impostos cobrados, deu quase 400 reais… Meio salgado, né? O jeito é esperar chegar no Brasil, o que provavelmente vai acontecer ainda que demore um pouco, pra ver virão com um valor mais acessível. Até lá podemos admirá-las não só o site da empresa como também no Instagram oficial da linha, @creatableworld, que já conta com quase 7mil seguidores!

A nova linha de bonecas My Scene (15 anos depois!)

A nova linha de bonecas My Scene (15 anos depois!)

ler artigo
Bonecando: Hermione Granger da Spin Master

Bonecando: Hermione Granger da Spin Master

ler artigo
Bonecando: Reginald – Isul Light

Bonecando: Reginald – Isul Light

ler artigo

Comente este post!

  • Thaisa

    Que legal, os brinquedos sempre se inovando. Amei a de óculos, igual eu também 🙂

    responder
  • Rafaela Silva

    Ah, se tá brincando comigo né?! QUE COISA MARAVILHOSA!
    Com todas as questões que temos que lidar hoje e tudo o que a sociedade ainda precisa aprender, como não fizeram isso antes?
    Eu amei e com certeza comprarei uma.

    responder
  • Anna

    A iniciativa e incrível. Não sabia sobre esse brinquedos. A minha criança interior quer muito uma boneca dessas kkk
    Beijos

    responder
  • FooDicas

    Adorei a iniciativa das bonecas sem gênero, Estava na hora mesmo dessa evolução acontecer. ótimas notícias!

    FooDicas

    responder
  • June Damasceno

    Achei muito legal a ideia, é ótimo para espantar um pouco do preconceito e mostrar que não tem problema brincar de boneca, tanto para meninos e meninas. Algo que me chamou atenção foram as roupas também, adorei os looks kk

    responder
  • Lunna

    Nossa, que post sensacional. Adorei saber da preocupação da Mattel em lançar brinquedos que se assemelhe aos estilos das crianças. Eu nunca curti Barbies, ganhei uma quando criança, mas gostava mesmo era de carrinhos e bolas. Era meio moleca e nunca curti vestidos e saias. Continuo avessa a essa “ideia feminina”. Sou mulher do meio jeito e amo minhas combinações insanas de roupa. Me sinto super bem dentro de um agasalho adidas. rs
    Acho que não devemos impor as crianças os conceitos e valores de ser ou estar. Deixe a criança sentir-se confortável para que seja um adulto seguro. Quem gosta de boneca, brinca com boneca e que possa escolher um modelo que combine com elas.

    bacio

    responder
  • Malu Silva

    Que incrível essa proposta! Nossa, estava mas do que na hora de algo assim ser lançado. Espero que cheguem logo ao Brasil e com um preço mais razoável!

    responder
  • Maísa Rodriguês

    Nossa, achei bem interessante isso. Sou a favor de lançarem ainda mais modelos assim! Muito bom mesmo

    responder
  • Leticia Guedes

    Gente, que incrível! Eu tenho ficado apaixonada por essas linhas novas, estou doida por uma Barbie dessas fashionistas que você falou, pena que ainda não pude conseguir. Dessa linha do gênero neutro, eu adorei a primeira criação da primeira foto, é linda.

    responder