Batatinha Fantasma: Amor em Quadrinhos
Autoria: Carol Borges e Filipe Remedios
Gênero: História em Quadrinhos, Romance
Ano: 2019
Número de páginas: 144p.
Editora: Independente
ISBN: 978.659.019.290-5
Sinopse: “A Batatinha Fantasma é um projeto de histórias em quadrinhos criado pelo casal de cartunistas Carol Borges e Filipe Remedios que retratam através de tirinhas as aventuras cotidianas da vida a dois! O livro tem 144 páginas com TODAS AS TIRINHAS DO PRIMEIRO ANO + TIRINHAS EXTRAS feitas exclusivamente para o livro!” (fonte)
No dia 27 de maio de 2018, na cama da amiga-cupida Fernanda, Carol e Remedios começaram oficialmente a namorar… E em 9 de julho do mesmo ano (véspera do meu aniversário!) fizeram a primeira publicação no Instagram Batatinha Fantasma, projeto onde contam de forma divertida, fofinha e bem mente aberta sobre seu cotidiano como casal, que lá no fundo pode ter um pouquinho de qualquer casal legal por aí… São narrações em quatro quadrinhos cada, tendo os dois como personagens principais em formato bem semelhante a o de uma batata, mesmo, mas ainda assim preservando lindamente suas características físicas.
O público foi crescendo (hoje com quase 100 mil seguidores), o projeto até fez aniversário, e no segundo semestre de 2019 eles lançaram uma campanha de financiamento coletivo no Catarse para seu primeiro livro! Nele constam todas as tirinhas do primeiro ano juntos e algumas exclusivas da publicação, coloridas em altíssima qualidade. Sendo bem sincera, não sei como ou quando comecei a acompanha-los, mas a campanha caiu na mesma época em que estava rolando a minha para publicar Wish You Were Here: Um Romance Musical, então eu estava cheia de amor no coração causado pelas contribuições que estavam chegando… Não aguentei, participei da deles como forma de devolver o carinho que vinha recebendo, ao mesmo tempo em que apoiava artistas nacionais que adoro nesse momento tão triste de pouquíssimo incentivo político na área.
Como planejado e anunciado por eles, o pacotinho chegou agora, na segunda quinzena de janeiro. O livro é LINDO, quadrado tamanho 20x20cm, capa em tom de amarelo mega vibrante (afinal são batatinhas, né?) e o miolo em papel pólen bold 90g/m², tem o toque super gostoso ao folear. A leitura é super rápida, principalmente pra mim que já tinha lido praticamente todas, mas causa risadas e aquele “quentinho” no coração ao ver os dois vivendo juntos de forma absolutamente normal, porque a normalidade merece mesmo ser enaltecida. Aqui e ali rolam também alguns textos mais sérios, como na época do “Ditadura Nunca Mais” e na Carol apreensiva esperando a confirmação de uma amiga que ainda não chegou em casa (abaixo), e isso faz com que eu goste do conteúdo ainda mais.
A campanha no Catarse deu muito certo, e ainda bem! Eles arrecadaram 160% da meta proposta, o que permitiu adicionar “extras” para os compradores de algumas recompensas selecionadas. Eu tinha escolhido o plano Batata Frita, onde além do livro físico autografado ainda receberei a versão digital em PDF e um kit de figurinhas para Whatsapp, mas quando acabou já tinham juntado grana o suficiente para mandar também adesivo e um print de arte exclusiva. Veio tudo embaladinho, com o maior cuidado e carinho do mundo… O tipo de coisa que vale a pena ter na parte mais bonita da estante (e, no caso do print, na parede, porque é CLARO que vou emoldurar)!
A melhor parte de todas, porém, foi que o livro chegou aqui na hora certa. Eu tava super animada em participar do Desafio Leia Mulheres 2020, mas quando vi que logo pra janeiro a sugestão era uma HQ supus que não conseguiria desde o início… Acredita que HORA NENHUMA eu pensei nesse, que já estava comprado há meses, pronto pra chegar em casa e casando direitinho com a ocasião? Tô bem feliz com o início dessa “meta de ano novo” inesperada e tentarei fazer resenha de todos ao longo desses 12 meses. Vai ser ótimo principalmente porque nos últimos anos não li quase nada, então nesse pelo menos um por mês sei que vai rolar, e já abrindo com chave de ouro!
Para conhecer mais do trabalho dos dois vocês podem segui-los no Instagram não só no perfil @batatinhafantasma,que vai ganhar uma lojinha em breve onde todos poderão comprar o livro, mas também em @carolborgesart pra ver as ilustras da Carol, @caixadoremedios e @desenhosdoremedios onde o Remedios publica seus quadrinhos e desenhos, respectivamente.
Julia
Amei o post e o livro. Tô doida para abrirem a lojinha logo para que eu possa comprar!
E obrigada por compartilhar o Desafio Leia Mulheres. Estava procurando um desafio literário para 2020 e finalmente achei um que eu goste!
Abraços,
Julia.
Gislaine Motti
Oi, Luly! Tudo bem?
Eu não conhecia o trabalho desses dois, mas eu já estou muito apaixonada! Inclusive, acabei de seguir no instagram. Estou ansiosa para acompanhar as suas leituras do projeto, espero que seja bem sucedida nessa meta. Ainda dá tempo de participar, será…?
Abraços,
Literalize-se
Luly Lage
Menina, eu acho que pra participar é só seguir as sugestões delas, mesmo, sem muitas regras… Não precisa avisar que está participando nem nada. Eu só postei com a # no Twitter sobre o livro e sigo minha vida, hahahaha! Postar no blog é mais porque a gente acaba fazendo isso, mesmo, objetivo é incentivar a leitura de escritoras mulheres…
O tema de fevereiro é não-ficção, e eu já tenho um que tava na minha lista há tempos aqui pra isso. Pelo menos pro próximo mês tem post garantido!
Helaine
Esse livro parece ser uma gracinha, vou seguir e ficar de olho quando estiver disponível pára venda, porque já quero um pra chamar de meu
Aline
Ai que fofura de Livro! Muito legal que eles conseguiram ultrapassar a meta é mandar uns mimos pra quem ajudou. A história dele parece ser ótima também, adorei!
Erika Monteiro
Oi Luly, tudo bem? Quanto tempo hein… já estava com saudades do seu blog e dos seus posts. Acompanho as tirinhas pelo instagram e acho tudo tão divertido e fofo. Não sabia que tinham editado e feito um livro. O bom é que agora é possível ver todas elas e mais os extras na nossa casa. Gostei muito da edição. Mais ainda do seu cantinho na estante. Te desejo um ótimo 2020, todo sucesso do mundo pra você! Um abraço, Érika =^.^=
Lorena Caribé
Que fofura esse projeto!!! O livro é uma graça e a proposta incrível !!!
Desejo muito sucesso aos organizadores do projeto, e a você,
ótimas leituras em 2020, super bjoo
Luana Souza
Que livro mais lindinho, Luly! Me lembrou um que li há bastante tempo, mas que guardo com todo carinho: chama Soppy (só que nesse não tem falas, apenas desenhos fofos da vida de um casal) *-*
Eu amei esse projeto, acho uma graça, tanto para ler e deixar o coração quentinho, quanto para nos lembrar de felicidade que estão em pequenas coisas.
June Damasceno
Que legal, eu achei muito criativo e relaxante. Tem uma vibe muito boa esses quadrinhos do cotidiano! Até me identifico em algumas coisas, adorei conhecer
Polyana Pinheiro
Que legal! eu nunca apoiei nenhum projeto assim, acredita? Vejo muitos da editora Fantasy mas nunca cheguei a participar. Mas acho muito massa e tenho vontade! Que bom que eles conseguiram arrecadar o suficiente e até mais, de forma que ganhou mais brindes do que esperava e que bom também que o livro chegou em suas mãos na hora certa! Deve ser ótimo saber que você ajudou a fazer um projeto acontecer 🙂
Au revoir ?
http://tecerfloresecheirarlivros.blogspot.com/
Laura nolasco
Aaah, que coisa linda! Não conhecia mas já vou seguir e acompanhar… amo essas coisas bem singelas e cotidianas, acho que fazem a gente ver a vida com outros olhos!
Amei os desenhos também… o nome me lembrou do meu sogro, Ricardo Ferrari, que é artista e tem uns desenhos que a gente chama de batatinhas ?
Beijos!