É claro, óbvio e evidente que eu não ia deixar de escrever sobre o resultado da experiência maravilhosa pela qual esperamos por três anos de assistir o vulgo *Harry Potter e os Bicho* por aqui… A pré estréia de Animais Fantásticos e Onde Habitam aconteceu aqui no Brasil na virada do dia 16 para o dia 17 e entre as 19h de um e 3h do outro eu assisti ao filme duas vezes seguidas… Estou ENCANTADA! Gravei dois vídeos sobre ele, um sem spoilers e outro com, e agora deixo aqui também meu registro em forma de texto desse acontecimento tão especial na vida de todos os fãs da obra de J.K. Rowling!
Animais Fantásticos e Onde Habitam (Fantastic Beasts And Where To Find Them)
Elenco: Eddie Redmayne, Katherine Waterston, Dan Fogler, Alison Sudol, Colin Farrell, Ezra Miller, Carmen Ejogo, Jon Voight, Ron Perlman, Samantha Morton
Direção: David Yates
Gênero: Fantasia
Duração: 127 min
Ano: 2016
Classificação: 12 anos
Sinopse: “O excêntrico magizoologista Newt Scamander (Eddie Redmayne) chega à cidade de Nova York com sua maleta, um objeto mágico onde ele carrega uma coleção de fantásticos animais do mundo da magia que coletou durante as suas viagens. Em meio a comunidade bruxa norte americana que teme muito mais a exposição aos trouxas do que os ingleses, Newt precisará usar suas habilidades e conhecimentos para capturar uma variedade de criaturas que acabam saindo da sua maleta.” (fonte – sinopse e pôster)
Comentários: Absolutamente GENIAL! Eu sei que sou suspeita, sei que sou fã, mas também sei que não tem como não dar todo o crédito que essa obra merece! Estou cavando minha própria cova aqui nesse momento e dizendo com toda certeza que, como filme, “Animais Fantásticos e Onde Habitam” é melhor do que a série Harry Potter! Rowling conseguiu brilhantemente preservar a essência do livro didático de mesmo nome enquanto apresenta seu seu autor, o MAGNÍFICO Newt Scamander, e tudo isso no fundo é uma grande desculpa para contar a história de personagens e acontecimentos já conhecidos pelos seus fãs, que nós vamos acompanhar avidamente até essa série acabar ao final dos cinco filmes.
Newt é um “herói”, por falta de uma palavra melhor, completamente diferente do que estamos acostumados. Tímido e introvertido, sem jeito nenhum para lidar com seres humanos, ele se transforma COMPLETAMENTE quando está ao lado das criaturas mágicas que cria dentro de sua maleta encantada, dá pra ver claramente o quanto ele ama cada um deles e se dedica em mostrar para todos os motivos desse amor. E é por causa de uma das criaturas que esse britânico vai parar em Nova York durante a década de 20, onde um encontro com o divertido não-maj (maneira americana de se referir a um “trouxa”) Jacob e a auror Tina (e, consequentemente, sua adorável irmã Queenie) mudam completamente o rumo dessa viagem, feita numa hora que não podia ser menos oportuna. A cidade está sendo tomada por ataques que despertam o sentimento anti-bruxo em um grupo sensacionalista liderado pela opressiva mãe de Creedence, um garoto que claramente tem problemas psicológicos fortíssimos. Ainda no núcleo principal, estudando esses ataques e com suspeitas fortes do que supostamente está por trás daquilo temos o chefe da segurança da MACUSA – Congresso Mágico dos Estados Unidos da América, Percival Graves. O humor fica por conta da chance que temos de conhecer VÁRIOS dos protegidos de Newt, alguns que já citados nos livros de Harry Potter, como os muito fofos Tronquilhos e Pelúcio, outros estão no livro AFEOH, além de outros que serão de extrema relevância na história, como o Thunderbird, que é inclusive o símbolo de uma das Casas da escola de magia americana, Ilvermorny. Somos também apresentados a forças mágicas – muito sinistras – nunca antes vistas, que dão um toque sombrio ao enredo. Isso tudo retratado em torno da melhor parte de tudo que é FINALMENTE ver a dinâmica maravilhosa da vida de um bruxo adulto, que pode aparatar quando bem entender e usar todos os feitiços do mundo, o que causa uma nostalgia enorme já que os dois primeiros a serem executados são justamente velhos familiares vistos em “A Pedra Filosofal”. As lembranças dos filmes “anteriores” são intensificadas também pela trilha sonora, que mistura as notas clássicas antigas com outras novas e músicas tipicamente americanas da década retratada.
O elenco é MARAVILHOSO, com uma única exceção que, felizmente, não conseguiu atrapalhar a história (ainda). Eddie Redmayne e Scamander parecem ter sido feitos um para o outro, definitivamente foi meu personagem favorito, e olha que estava difícil escolher um só dentro do quarteto protagonista mais carismático que já vi. Toda a parte técnica é impecável, a versão 3D/IMAX tem efeitos de encantar qualquer um que gosta desse tipo de mídia sem ser o principal, o roteiro se sustenta lindamente sem isso mas também compensa o ingresso mais caro, se for o caso. A maleta do Newt é incrível, não só por causa das criaturas mas também pelo ambiente em si, dá pra perceber que eles estão em um local fechado e até meio improvisado, porém com simulações dos mais diversos ecossistemas tão bem feitos que só magia mesmo poderia proporcionar algo igual, e é ela mesma que proporciona. Essa cena é a MELHOR DE TODAS, dá vontade que não acabe nunca, que seja infinita. Outro momento super impactante é o grande clímax final da história, sobre o qual não dá pra falar nada porque precisa ser visto, eu sinceramente não esperava por aquilo.
Minha única decepção, tirando o ator queridinho das pessoas que INFELIZMENTE foi confirmado na série, foi a presidenta da MACUSA, Seraphina Picquery. Pelos trailers achei que ela seria uma imagem feminina MUITO forte, uma vez que estar em um cargo alto assim na época sendo mulher e negra é algo a se levar muito em conta, mas não aconteceu. Ao mesmo tempo não foi necessário porque Tina e Queenie deram conta do recado, elas são super fortes e à frente do seu tempo de maneiras diferentes e relevantes, dá vontade de ser uma mistura das duas! Enfim, vale a pena para quem já gosta desse universo, porque é claramente o público alvo, mas é bom o suficiente para encantar até quem não gosta. E agora vamos esperar os próximos porque tem MUITA coisa para se descobrir ainda: será que veremos outras escolas de magia? Ainda temos a segregação total com os não-majs nos EUA? Até que ponto as forças que conhecemos agora estavam presentes em personagens antigos? E o que aconteceu com personagens que supostamente estão “fora da história”? Continuaremos vendo Newt e seus “bichinhos”? Só o tempo vai nos mostrar, enquanto isso ‘bora teorizar e especular!
Vídeo SEM spoilers: A versão com spoilers tá AQUI, OH!
Aninha
Oi Luly! Ai, o filme é muito lindo, né? Uma das coisas que me chateou também foi o potencial da Seraphina Picquery ser desperdiçado neste filme. Uma personagem de aparência tão forte e incrível, para só ter os mesmos diálogos de sempre, de que “se não fizer tal coisa, teremos guerra” (e só). A Queenie roubou meu coração, fiquei muito apaixonada pela sua personagem, mas achei ela pouco desenvolvida até então, mas confesso que não me atraiu muito o romance dela com o Jacob. Me pareceu muito aquela coisa manjada do cinema, da mulher bonita que se encaixa nos padrões de beleza impostos (com uma história menos desenvolvida do que merece) com um cara que é fora do padrão (mas que possui beleza interior) onde conhecemos toda sua história (recomendo muito essa leitura). Agora, o que falar daquele inicio de romance inocente que vimos entre o Newt e a Tina? Amei demais! Shippei horrores. ♥
Não vejo a hora para ver os próximos filmes! Tenho esperança das personagens femininas serem mais desenvolvidas nesta história (além da Tina). *-*
Beijocas!
Camila Faria
Luly, a sua paixão pelo universo HP é contagiante demais. Amo ver seus vídeos ~ e os seus textos são sempre tão inspiradores e cheios de emoção. <3 <3 <3
Talita Santana
Oi, Luly!
Tudo bem?
Amei seu post sobre Animais Fantásticos, e também amei demais o filme. Quando fui assistir com minha irmã, foi tudo tão lindo, que sai chorando do cinema, haha. Sou uma fã assumida do mundo de HP – assim como você. Adorei seu blog!
Beijos, Talita!
Clayci
Ceis acham mesmo que a Luly não ia falar sobre o filme aqui no blog? hahahaha
Eu estou chateada porque ainda não fui assistir =/
Luly Lage
ASSISTE, MIGA! Tá maravilhoso!!!!!!!!
Carolina R
Adoro sua mobilização com HP
bjs
Yanna
Ai a cada palavra que eu leio sobre esse filme eu fico com mais vontade ainda de assistir. Tem muita gente falando que é maravilhoso e eu estou muito ansiosa pra ver. Agora com a sua resenha eu estou quase tendo um ataque de ansiedade aqui kkkkk Ameei!!!
Beijoos
Yanna Karim
Debora
A série do HP nunca chamou minha atenção e nem vi nenhum filme (foi mal ae!). Mas quando vi o trailer desse filme, achei super legal e me deu a maior vontade de assistir. Ainda não vi, mas assim que possível, eu vou.
Beijinhos!
graziela karina gomes rosa
não consigo gostar de livros nem filmes desse gênero, mas esse sem dúvidas já e sucesso de bilheteria! haha beijos
graziela karina gomes rosa
não consigo gostar de livros nem filmes desse gênero, mas esse sem dúvidas já e sucesso de bilheteria! haha beijos! ?
Nathália Letícia Trindade
Cada vez que ouço falar do filme mais com vontade eu fico!
Sem duvida será um sucesso na bilheteria… Amei seu blog, ganhou uma nova seguidora… Beijinhos!!!
Ana caroline ramalho de sena
gente tou louca pra ver esse filme, e essa resenha? nossa acho que você falou tudo ein, adorei mesmo!
Achei e rabisquei
Luly, vi suas fotos nas redes sociais e percebi mesmo o quanto vc estava ansiosa haha. Eu sempre gostei muito dos filmes, não cheguei a ler nenhum livro mas acho que assim como os demais vou gostar bastante desse. Já estou louca para conferir nos cinemas 😀
Beijos
Fran
Achei e Rabisquei
Pry
Estou bem ansiosa para assistir esse filme! E com o seu post, fiquei ainda mais louca para assistir ahahaa
Amo demais a saga do Harry, e como não li esse livro, não tenho ideia da história, então tenho certeza que ele vai me surpreender!
Luly Lage
Na verdade o livro mesmo é uma reprodução de um livro didático usado em Hogwarts, então não tem realmente uma história, tudo ali é meio que novo. Ainda assim eles conseguiram deixar a essência do livro ali, bacana demais!
Lih
ouvi muito bem sobre esse livro e já estou mega ansiosa com o filme ! amei o post ! S2
Dany
Oi Luly, tudo bem?
Olha, a suas considerações me fizeram sentir ainda mais vontade de assistir ao filme.
Se tudo der certo, assistirei na semana que vem!
Amei!
bjOO
Dany
Breshopping da Dany – http://www.brechodanylins.com.br
Breshopping da Dany KIDS – http://www.breshoppingdadanykids.com
Instagram: @breshopping_da_dany
Isabela Brandão
Eu amo muito Harry Potter, e quando vi que iam lançar esse filme eu fiquei muito feliz. Ainda não assisti, mas estou ansiosa hahah Bjs
Kelly Mathies
Eu tô ansiosíssima para ver o filme logo, mas ainda não surgiu a famigerada oportunidade rs. Admito que gosto bastante do ator principal, ele tem um quê meio parado, aquela coisa lenta que sempre vai me remeter ao filme A Teoria de Tudo, mas sou apaixonada pelos personagens que ele faz, independentemente de quem seja rs. Não consegui ler o livro, mas se você diz que é ainda melhor que Harry Potter, só tenho a dizer que provavelmente estarei desmaiada na sala do cinema um dia qualquer desses. Adorei o vídeo, aliás, tô cada dia mais curiosa <3
Nath Moraes
Oi, Luly!
Eu ainda não li esse livro, acredita?
Estou muito ansiosa para assistir o filme!
Seu blog é irado, ameeeeei! <3
Juliana Salinas
Ahhh Luly eu não aguento menina….preciso muito ver esse filme….=*…mais uma vez vc arrasando nos seus posts
Thamires Kaled
Eu estou super ansiosa pra ver esse filme, minha irmã já viu e já me contou várias coisas! -_- Mas ainda sim quero ver. Ainda não tive a oportunidade de ir ao cinema esse mês. Sua resenha está ótima!
Cassiane Neves
Nossa esse filme deve ser maravilhoso né ,um bom tempo que não vejo filmes assim um super beijo flor
Yasmin Graeml
Contando os dias!!! Acho que vou finalmente assistir na quinta feira! Mal posso esperar!
Renata
Melhor filme do ano, sem sombra de dúvidas. Saí de lá completamente apaixonada pelo Newt/Eddie. Ele tá perfeito pro papel (e acredite que tem gente que odiou q o protagonista fosse um lufano). A mala dele é encantadora e como ele se relaciona com os animais é lindo demais.
Também achei a Pickery bleh demais. O momento que ela tenta ser autoritária com a Tina (na hora que prendem os 3) ela acaba se passando por uma tapada
;*
Luly Lage
Deu vontade de mandar ela tomar *não posso falar onde porque é desacato a autoridade* quando a Tina foi julgada como culpada sendo que ela JÁ TINHA TENTADO AVISAR ANTES!