No início desse ano, entre janeiro e fevereiro, recebi um convite muito criativo para a abertura de uma exposição que usava um monóculo com a logo dentro. A produtora, que trabalhava comigo, ainda estava montando quando ia me entregar e falou “Espera só eu colocar o papelzinho certo!”, me explicando que o objeto era reaproveitado de outra exposição. Enquanto ela terminava de montar, fiquei muito curiosa para saber o que tinha ali no tal projeto anterior e dei uma olhadinha no que seria o meu, dando de cara com uma única palavra impressa: MUDANÇA. Ela me explicou rapidamente que eram palavras variadas, que se eu quisesse escolher outra tudo bem, porque a nova informação cobriria essa antiga, mas, analisando como tinham sido minhas semanas anteriores, eu não só sentia, mas SABIA que aquela seria minha palavra do ano de 2025 que tinha acabado de começar, então fiquei com ela.
E foi!
A grande questão da mudança é que ela não é essencialmente boa ou ruim, né? Vai depender 100% do contexto, e o meu não foi muito bom, não… Saí da CLT, da exata área onde mais quero trabalhar, para voltar a ser freelancer dentro da minha formação, e num tô nem aí que a galera resolveu agora que isso é uma coisa boa porque eu gosto é de estabilidade, férias remuneradas, 13º e vale refeição, sabe? Sinto uma falta danada. Mas sigo não chorando sobre leite derramado, e em meio ao caos aconteceram uns trabalhos bem legais que me lembraram como é gostar do que faço sem AMAR, sem ter isso como aspecto principal da vida, e se tem algo que vou levar desse ano (de merda) é nunca mais ver o trabalho como aspecto principal da minha vida. Mesmo, mesmo!
Mais mudanças ruins, até piores, aconteceram, relativas a essa e a outras áreas da vida, mas tenho limites ao me expor na interweb (e sugiro que vocês façam o mesmo), então vou falar só das coisas boas, hahahaha! Em 2025 participei de uma Bienal do Livro como autora pela primeira vez, fiz isso pela segunda vez também com direito a um LANÇAMENTO, casei uma irmã e um primo, relancei dois contos que faziam parte de livros esgotados como histórias independentes, comprei muitas maquiagens boas, consumi Wicked como se fosse oxigênio, fui a uma quantidade absurda de exposições incríveis, fiz duas tatuagens, vi minha princesa Disney favorita ganhando um lindo live action, retornei as Cefart como professora convidada e banca do processo seletivo, senti satisfação sendo restauradora pela primeira vez desde a formatura, participei de uma corrida, tô lançando mais um livro de natal, amei profundamente as pessoas que amo…
E voltei com o blog pra valer. Um “muito obrigada” eterno a esse ano que me permitiu comemorar os 21 anos dele sabendo que estou aqui de novo, fazendo do jeito que quero e bem feito. Que continue assim!

Para o ano novo…
… nem cheguei a fazer uma lista de metas realmente, afe, viu? Estou finalizando um trabalho de restauração de documentos que precisa ser entregue no próximo dia 30 e que tive pouquíssimo tempo para executar, o que me tirou fins de semana, feriados e a capacidade de entender que é isso, gente, acabou 2025! Estava animadíssima para o natal (vide a árvore lindinha que fiz esse ano, toda de gatinhos pretos, em homenagem à Arwen), mas sequer consigo curti-lo, pra mim é difícil acreditar que semana que vem já é 2026. Sendo assim, ainda não possuindo objetivos organizadinhos de verdade, vou deixar aqui o desejo de voltar com minha pesquisa no Vênus em Arte, retomar os cuidados com minha saúde física e mental, conseguir me manter financeiramente (beeeem melhor que agora!), ler ou ouvir pelo menos um livro por mês e eleger o Lula de novo.
O resto é pessoal, e vou decidir comigo mesma semana que vem. Até lá, desejo a vocês um feliz Natal, e que 2026 seja pura magia e luz!

Esse post faz parte da Blogagem Coletiva WoA, cujo tema #008, para dezembro de 2025, é Metas para 2026 + Palavra do ano, que fiz no meu jeitinho em meio ao caos.


Dulce Nicolle
eu ri muito com a sinceridade do post sksksks “eleger o lula de novo”. e ter lido você falar “esse ano (de merda)” me cascou uma bela de uma risada às exatas 08h15 da manhã de pura insônia. conheci seu blog agora, por meio do grupo do Work of Art, e caramba, ver que você está na internet desde 2004 e saber que provavelmente eu já devo ter me deparado com vc em algum momento de me deu um choque de realidade (eu tinha apenas dois anos mds ksksks) e estou na interweb, indieweb e retroweb (e tudo com velho web no meio) desde os meus onze anos la pra 2013. Então sim, com certeza eu devo ter me deparado com vc em algum momento ai da vida. Como um easter-egg sjsks.
obrigado por me arrancar risadas nesse post tão simples, porém tão direto. vou usar de inspiração para quando for fazer o meu: simples e direto e com toque sagaz (eleger o lula de novo skskskks).
by: dulce nicolle ?
Barbara Moretti
simbora eleger lulinha de novoooooo ?
te falar, eu tenho calafrios quando me falam pra tentar a vida como PJ HAHAHAHA sou team estabilidade também APESAR dos pesares ?mas a gente faz o que dá com o que tem também né
e uma coisa que tu falou que eu PRECISO urgente é não tomar mais o trabalho como algo principal (é muito tomação de cy pra pouco retorno vamos combinar). a vida passa e né… bom, a conta não fecha!
que 2026 deixe a gente menos maluca
Fernanda Rodrigues
Amiga, 2025 foi o puro suco do caos por aqui também, mas se tem uma coisa que eu posso pegar na sua mão e dizer que te ajudo em 2026 é reeleger o Lulinha <3 Bora juntas nessa!
Quanto a você ter retornado pro blog, isso me deixou feliz demais, sabia?
Espero que 2026 só te traga momentos felizes!
Um beijo e bora continuar escrevendo e publicando!
Bruna Both
Oiii Luly!
A-DO-REI! hahahaha
Olhar pra frente e imaginar várias coisas legais é bacana, mas olhar pro último ano e ver o quanto a gente cresceu e que teve uma penca de momentos bacanas no meio de todo o caos é bom demais <3
2025 num geral parece que passou corrido e que todo mundo chegou no final se sentindo exausto. Pra 2026 te desejo várias coisas boas, saúde e energia pra realizar tudo que fizer sentido e teu coração mandar.
Abração
https://falacatarina.com/blog/
Maíra
Que delicia de post e que delicia foi 2025 pra você! sei que 2025 não foi fácil pra muita gente, e sei que teve seus momentos ruins, mas tenho certeza de que foi compensador em outros momentos.
Os livros, a bienal, você merece muito!
Eu também não fiz metas, e dessa vez as metas vão ser gradualmente ahhah
Mas vamos para 2026, com muita coisa em mente e a pesquisa do venus em arte simm!!!
e sim, eleger lula novamente é o nosso olhar pra 2026!
que seja lindo e com mais posts <3