A Cinco Passos de Você

A Cinco Passos de Você

A Cinco Passos de Você (Five Feet Apart) *****
A Cinco Passos de Você Elenco: Haley Lu Richardson, Cole Sprouse, Moises Arias, Kimberly Hebert Gregory, Parminder Nagra, Claire Forlani, Ariana Guerra, Cynthia Evans, Gary Weeks, Jim Gleason, Trina LaFargue Mya
Direção: Justin Baldoni
Gênero: Romance, Drama
Duração: 135 min
Ano: 2019
Classificação: 12 anos
Sinopse: “Stella Grant (Haley Lu Richardson) tem quase dezessete anos de idade, vive conectada ao seu laptop e ama seus melhores amigos. Mas ao contrário da maioria das adolescentes, ela passa grande parte do seu tempo vivendo em um hospital como paciente com fibrose cística. Sua vida é cheia de rotinas, limites e autocontrole – tudo isso é testado quando ela encontra um paciente incrivelmente charmoso chamado Will Newman (Cole Sprouse).” Fonte: Filmow (sinopse e pôster).

Comentários: Stella é uma adolescente que passa boa parte de sua vida internada no hospital graças à fibrose cística com a qual lida desde que nasceu. Enquanto espera pela oportunidade de receber uma doação de pulmões, que pode estender sua estimativa de vida em até cinco anos, ela compartilha o que vive em um canal do YouTube e trabalha em aplicativos que ajudam outros pacientes a organizar o próprio tratamento, condizendo com sua personalidade organizadora compulsiva. Um dia ela conhece Will Newman, que insiste em não levar seu tratamento a sério por não ter esperanças de viver muito tempo, uma vez que possui um quadro que o retira a fila de transplantes. Ela resolve, então, que irão se tratar juntos, para que ele não seja mais negligente com a saúde… Mas só tem um problema: eles não podem ficar a menos que 6 passos um do outro, ou de qualquer outro paciente da mesma ala, tornando impossível que se toquem ou mesmo se aproximem, o que torna o interesse mútuo que sentem extremamente perigoso…

Mais um romance adolescente adaptado de livro de mesmo nome, “A Cinco Passos de Você” tem tudo que o gênero pede: a menina responsável cheia de vontade de viver, o cara com ar rebelde que no fundo é sensível, o amigo (gay) sempre disposto a ajudá-la a superar os problemas e correr atrás desse novo relacionamento, a enfermeira amiga que mantém os pés de todos no chão… Mas, ainda assim, eu não diria de forma algum que é previsível ou “bobo”… Existem dois acontecimentos grandes que formam o clímax, e tanto eles quanto o final seguiram de forma que foi um pouco inesperada pra mim, o que é bem legal e nem sempre presente. É um enredo muito sensível, não só por tratar de relações humanas, mas principalmente pela maneira como as trata e expõe. A “cena da piscina”, muito usada nas fotos de divulgação, é a melhor de todas, tamanha é sua delicadeza.

A Cinco Passos de Você

A Cinco Passos de Você: imagem via The Hollywood Reporter

A princípio o ritmo do longa é um pouco lento e o romance dos dois difícil de ser “comprado”, parece meio forçado de onde realmente saiu o interesse dela por ele, mas à medida que o relacionamento se desenvolve a gente consegue achar bonitinho e “torcer pra dar certo”… E aí vem a necessidade da distância física, que causa sentimentos conflitantes em quem está assistindo: ao mesmo tempo que quer ver os dois se tocando, até num simples abraço, sabe os perigos que isso teria e morre de medo de acontecer em algum momento, mesmo que sem querer. Era aquela “angústia” típica do drama o tempo todo, tanto nessa relação romântica como nas cenas em Stella interage com seu melhor amigo, Poe, que por si só é um personagem bastante carismático e um dos que mais arranca lágrimas, sorrisos e reflexões do expectador – e isso é ótimo!.

Falando da parte “técnica”, a fotografia é LINDA DEMAIS! Cenas belíssimas sem muito firula, afinal o “cenário” do filme é um hospital! Os quartos dos pacientes são cheios de detalhes, sem forçar, passa a personalidade de cada um com esse ar de que pode ou não ser temporário. As cenas de romance são bem bonitas nesse sentido, também, com atuações que condizem com o nível de qualidade. Eu tenho um pouco de “antipatia” do Cole Sprouse por vários motivos, mas esse sentimento não se estendeu para o personagem hora nenhuma, não atrapalhou em nada. Por fim, claro, as “frases de efeito” que são naturais, parte do diálogo, mas ainda assim te atingem bem no fundinho do coração do início ao fim. Fica o recado de que pior do que morrer é realmente não viver, mensagem bem frequente em histórias do gênero mas, ainda assim, sempre pertinente de relembrar…

Leia também: Cinderela Pop, resenha do filme baseado na reinvenção de um clássica conto de fadas pela Paula Pimenta.

Trailer:

Meninas Malvadas – O Musical

Meninas Malvadas – O Musical

ler artigo
Amor em Cinco Atos

Amor em Cinco Atos

ler artigo
Lançamento de “Eu te amo, Philip Parker”

Lançamento de “Eu te amo, Philip Parker”

ler artigo

Comente este post!

  • Daninha

    Estou num grande conflito entre querer assistir devido ao fato de muita gente estar falando sobre, mas ao mesmo tempo não querendo por estar desanimada com essa fórmula do gênero. Mesmo que cada história tem sua as característicasuas individuais que pode fazer com que fique em muito boas, sei lá, cansa.
    Porém tiro o chapéu para o marketing desse filme, porque foi fantástico!

    responder
  • Sabrina Sampaio

    Confesso que estava evitando coisas sobre esse filme mas confesso que não sei o motivo, de maneira nenhuma ele tinha me chamado atenção. Gostei de como falou do filme mas mesmo assim, ainda não aflorou a vontade de assistir haha mas quem sabem mais pra frente eu tente quando sair online.

    responder
  • Érica Dias

    Oi o/
    Eu não curto muito filmes assim, pra mim tem que ter algo mais além do puro romance, tipo cenas de ação xD~
    Sua resenha está muito bem escrita, parabéns =D

    responder
  • Juliana

    Eu – infelizmente – amo esses filmes de chorar e choro MUITO sempre! rs estou louca pra ver esse filme e achei a sua resenha perfeita! Claro que o enredo do filme parece ‘mais do mesmo’, mas espero que esses pontos que você comentou realmente surpreendam quando for assistir! 🙂

    responder
  • Ana Carolina Domingues

    Ontem eu quase assisti, só que acabei desistindo porque queria assistir algo bem engraçado. Vou me programar para ficar o final de semana no sofá atualizando as séries e matando a curiosidade desse filme

    responder
  • Malu Silva

    Com todo mundo falando sobre o filme eu tô louca pra assistir, mesmo não tendo o livro antes. Achei a história bem interessante e, apesar de ter alguns elementos já saturados e clichês, as vezes tudo que a gente quer é ver um romance meloso, hehe Então acho que vou ver!

    responder
  • Erica Oliveira

    Eu estou doida para assistir esse filme, desde a primeira vez que vi a divulgação já fiquei com essa vontade. Sempre imaginei que fosse um filme mais com pegada de sessão da tarde rs mas confesso que sou fã de vários deles rs Já tinham me falado dessa delicadeza em algumas cenas e isso foi o que me deixou mais curiosa em ver 🙂

    responder
  • Mulher Virtuosa By Vany

    Eu vi que vai passar no cinema aqui e vi o trailer em seu blog e a sinopse. Já quero ver. Amo filmes assim e fiquei bem interessada pela história!

    responder
  • Andreia Mendes

    Eu amei esse filme.. talvez o escritor e a escritora nem olhem esse comentário mas, se olharem quero que vcs saibam que esse foi o melhor filme de todos os tempos e sei também, n sou só eu mais os outros também estamos ansiosos pra que vcs olhem por nos e faça a continuação do filme?.. estamos ansiosos.. e Wiil vc é lindo se eu ti visse agora na minha frente eu não saberia explicar o tamanho da emoção que estaria sentindo, Estela vc é perfeita seu sorriso e lindo ah eu não sei como descrever o tanto que eu admirei na sua batalha o seu sorriso seus olhos.. parabéns pelo filme.. e se por acaso olharem comentário fiquem sabendo q n sou fack, mas faria de tudo pra conhecer o Will e a Estela pessoalmente ?.. bjs?

    responder