Você já parou pra analisar qual filme lançado no ano do seu nascimento é tão maravilhoso que acha que TODO MUNDO deveria assistir? Pois bem, eu nasci em 1990, quaaase 30 anos atrás, e apesar de ter certa dificuldade de encontrar mídias lançadas naquele ano em pesquisas rápidas Google, que insistem em me informar sobre a década inteira, tenho uma listinha de alguns queridinhos e outros que nem tanto, mas que julgo particularmente especiais. Sendo assim no Top 5 de hoje falarei sobre filmes lançados em 1990 que você precisa assistir!
Psiu! Pres’tenção! As escolhas e avaliações feitas dos filmes citados nesse post levam em consideração um único e exclusivo critério chamado MINHA OPINIÃO. Não pretendo estabelecer um ranking profissional, me basear em aspectos técnicos ou mesmo levar em consideração as bilheterias. O Top 5 é pessoal e intransferível!
01) EDWARD MÃOS DE TESOURA
Título original: Edward Scissorhands (EUA) | Assista ao trailer!
A aposta de Tim Burton para a temporada de natal daquele ano foi e ainda é o queridinho de muitas pessoas em todo o mundo! Edward Mãos de Tesoura conta a história de um jovem criado em laboratório por um inventor, que morreu antes de poder dar mãos a ele, deixando grandes tesouras afiadas no lugar. Ao ser encontrado pela matriarca da família Boggs, ela resolve leva-lo para morar em sua casa, onde ele passa a socializar com os moradores da colorida vizinhança até, enfim, se apaixonar pela filha do casal, Kim.
Quem me conhece sabe, e se não sabe fica sabendo, que tenho aversão ao Johnny Depp há muitos anos. Não é hora de citar motivos (alguns deles envolvendo esse filme), principalmente porque sei que é um grande favorito de MUITA gente, mas realmente sou o tipo e pessoa que não separa obra do artista, pra mim isso não existe. Porém nem mesmo a presença dele, MUITO bem trabalhada, diga-se de passagem, consegue estragar esse filme para mim. O contraste das cores do subúrbio americano com o universo em preto e branco do protagonista, sua trajetória como herói que vai ao ápice até chegar em declínio, o romance extremamente inocente que se tornou memorável… E a jovem Winona Ryder, é claro! É um clássico atemporal, impecável!
02) UMA LINDA MULHER
Título original: Pretty Woman (EUA) | Assista ao trailer!
Edward Lewis é um homem de negócios milionário que acaba de ficar solteiro, bem na véspera de uma importante semana de negociações onde é essencial a presença de uma boa acompanhante. Tentando encontrar o caminho de seu hotel onde passará esses dias, ele cruza com a prostituta Vivian Ward, para quem pede informação. Mais tarde já na sua cobertura, acaba contratando os serviços da garota, com quem passa a noite e decide estender o acordo até o fim da semana, pagando para que ela seja a companhia feminina que tanto precisa. Ele tem toda a bagagem acadêmia que ela gostaria e nunca teve acesso, ela esbanja o humor e descontração que faltam na vida dele. Tem como uma mistura dessa dar errado?
Garry Marshall (RIP) e suas obras de arte cinematográficas. Como falar de Uma Linda Mulher? O QUE falar dele? Que Richard Gere está lindo e Julia Roberts maravilhosa? Que é um conto de fadas da vida moderna? Que tem visual inspirador ainda 30 anos depois, com suas ruas icônicas de Hollywood, desde a mais sofisticada à super underground, e figurinos que gostaríamos de usar aqui na realidade em todos os dias da nossa vida? Eu tenho ORGULHO PESSOAL em ter nascido no mesmo ano que o amor de Edward e Vivian. Eu me gabo disso, ainda que seja um fato que não pude controlar. Perfeito!
03) GHOST: DO OUTRO LADO DA VIDA
Título original: Ghost (EUA) | Assista ao trailer!
Mais uma história de amor clássica do cinema norte americano (estamos românticas hoje, veja bem). Em Ghost, Sam é morto em um assalto, deixando a namorada Molly em luto completo nos dias seguintes, mas seu espírito permanece na Terra, podendo até acompanha-la. Ele descobre, então, que tem como assunto inacabado as falcatruas de um colega de trabalho das quais já tinha conhecimento e que põe a moça em risco de ter o mesmo destino. Para mudar isso, vai atrás de Oda Mae, uma médium charlatã que, após anos de falcatruas fingindo ouvir espíritos, enfim adquire esse dom ao se deparar com o dele.
Esse é “daqueles”… Que a gente não precisa ver pra saber o quanto é grande. Mesmo quem nunca assistiu conhece a famosa cena do jovem casal se beijando em frente à mesa giratória enquanto ela cria um vaso de barro ao som de “Unchained Melody”… Ou mesmo já espera rir um pouco da atuação grandiosa e vencedora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante de Whoopi Goldberg em meio a um drama tão triste, mas pelo qual vale a pena chorar. E, curiosidade pessoal, já que o tema é esse: ele foi lançado na gringa dia 13 de julho de 1990, quando eu tinha apenas 3 dias de vida!
04) CONVENÇÃO DAS BRUXAS
Título original: The Witches (Reino Unido) | Assista ao trailer!
Um terror infantil que marcou várias crianças ao assisti-lo na Sessão da Tarde, resta decidir se positivamente ou não. Baseado no livro de mesmo nome, Convenção das Bruxas é a história de Luke, uma garoto cuja avó alertou prontamente sobre a existência de bruxas, seres malignos que se disfarçam de mulheres comuns e odeiam crianças. Para desespero do garoto, os dois se hospedam justamente em um hotel onde ele descobre estar acontecendo um encontro de bruxas britânicas que pretendem transformar todas as crianças do mundo em ratos.
Esse filme me traumatizou tanto que eu sequer conseguia pronunciar a palavra “bruxa” na música do teatrinho que fizemos na minha formatura da pré-escola. Passei semanas dormindo no quarto dos meus pais porque meu medinho já existente causado por “Abracadabra” se transformou em horror. O visual de Anjelica Huston como a líder delas é PAVOROSO e meus piores pesadelos envolviam ficar presa por ela em um quadro como aconteceu com a amiga de infância da avó de Luke. Gente… Juro, apesar de ter opinião completamente diferente de bruxaria hoje em dia e reconhecer o valor enorme dele, tanto que adicionei na lista, só se escrever esse pedacinho do post arrepiei toda! Acho que é um bom sinal, né? Pros que não são bocós e adoram, se preparem: um remake está em produção contando com as maravilhosas Anne Hathaway e Octavia Spencer!
05) LUA DE CRISTAL
Título original: Lua de Cristal (Brasil) | Assista ao trailer!
E eu sei que você aí, cinéfilo cult, virou o nariz pra minha lista nesse exato momento, mas não me importo. Lua de Cristal merece estar aqui e, no momento literalmente, só minha opinião importa. Maria da Graça, interpretada por Xuxa Meneghel (porque SIM, ela deu seu nome de batismo pra personagem), se muda para a casa da tia na cidade grande com o objetivo de ser cantora, algo que sua timidez sempre a impediu de tentar. Chegando lá ela é feita de escrava por seu casal de primos e fica amiga de Duda, sua vizinha, e de Bob, um entregador que surge para ser o príncipe incomum, porém perfeito para caber direitinho no seus sonhos.
Brega da primeira até a última cena, com força. Contando com a presença de Sérgio Malandro, ainda por cima, no papel de mocinho da história, além de paquitas e paquitos como coadjuvantes. A cena clímax meio princesa, meio fada, então? Pelo amor de Deus, sinto vergonha alheia só de pensar. Tudo isso embalado pela música título cuja letra é todos os textos de auto ajuda condensados em forma de poesia. Só que não podemos esquecer que estamos em 1990, né? Se essa não é uma manifestação extrema da cultura popular do nosso país naquela época, eu não sei o que é.
BÔNUS: FILME LANÇADO EM 1990 QUE EU PRECISO ASSISTIR!
Lembranças de Hollywood (Postcards from the Edge), EUA | Assista ao trailer!
Vejo MUITA gente falando que essa comédia é bem mediana e decepcionante para os padrões que se espera do elenco e mesmo da temática principal… Mas eu AMO MUITO a Meryl Streep! Tenho aqui esse plano de assistir a todos os filmes para os quais ela foi indicada ao Oscar, já que os que realmente ganhou felizmente vi, e esse tá na lista, uai, tem que entrar nas metas e é isso aí. Ainda mais contracenando com a também gigante Shirley MacLaine.
O roteiro foi escrito por Carrie Fisher, eterna Princesa Leia de Star Wars, cuja trajetória marcada pela loucura de ter pais famosos está super presente na história, que aborda a relação de uma dupla de mãe e filha nessa mesma situação… Bem naquela vibe de “a vida imita a arte”, sabe? Esse sempre foi um dos motivos que me deixou curiosa para ele, mas depois de conhecer um pouco mais a fundo sobre como ela se sentia nesse lugar ao ler Memórias da Princesa: Os Diários de Carrie Fisher, a vontade ficou ainda maior. Mesmo que não seja biográfico, com certeza tem pitadinhas de experiência pessoal, mesmo que superficiais, aqui e ali… Alguém aí já viu pra me dar o veredito?
Todos os pôsteres de filmes que ilustram esse post foram tirados de suas respectivas páginas no site Filmow, acesso em 1º de maio de 2020.
Esse post faz parte da BLOGAGEM COLETIVA de Maio do United Blogs, que tem como tema O ANO EM QUE NASCI, sugerido por mim(!): “Em que ano você nasceu? Explore o tema e o interprete como quiser dentro do seu nicho! Liste um ou mais acontecimentos importantes, de repente uma música bacana lançada nesse ano, ou algum famoso que você admira que nasceu no mesmo ano que você. As possibilidades são muitas, então solte a criatividade!”. Veja outros textos participantes em breve.
Gêmeas De Rosa
Oi, amore! Da lista, já assisti Uma Linda Mulher (ícone de filme), Ghost e Lua de Cristal, se não me engano. Confesso que sou um pouco chata quanto aos filmes antigos, pois a imagem não tinha tanta qualidade e isso me incomoda um pouco hoje.
Recentemente (sim! haha) assisti O Guarda-Costas e posso dizer, agora com propriedade, que é um dos melhores. Sempre que passa na TV, estou assistindo. Eu amo!
Beijos!
Luana Souza
Vamos falar das perfeições que são Edward Mãos de Tesoura, Uma Linda Mulher e Convenção das Bruxas. Aaaa, eu amo filmes dos anos 90 pra trás. Na semana passada mesmo estava vendo alguns com meu pai. Uma Linda Mulher é o filme favorito da minha mãe <3
Preciso assistir aos outros dessa lista hehe.
Patricia
Sou horríveeeeeeel em filmes, nunca assisti os que a grande maioria já assistiu. Nos últimos dois anos venho tentando mudar isso, com certeza vou dar em uma olhada nesses. ( não conheço nem mesmo mãos de tesoura haha )
Denise Amaro
QUE NOSTALGIA!!!! Edward mãos de tesoura foi o meu queridinho da infância e até hoje semprew que passa na TV eu assisto, e convenção das bruxas também fooi o melhor filme que assisti, e não me traumatizou nem um pouco muito pelo contrário hahaha.
Concordo com sua lista, todos precisam assistir, os únicos que não assisti AINDA foi uma linda mulher e lembranças de hollyhood, mas já coloquei na lista.
leticia
Todos os que você listou são maravilhosos, eu amo. A maior parte já passou em algum momento na tv aberta, e todo mundo correu pra assistir! Mas deixo o favoritismo para uma linda mulher, eu amo de paixão
Gislaine Motti
Oi, Luly! Tudo bom?
Eu achei essa ideia de blogagem coletiva GENIAL! Eu amo muito Edward Mãos de Tesoura, único filme da sua lista que eu assisti. Não saberia citar nenhum filme de 1996 que eu gostei, mas bateu a vontade de tentar descobrir, hihi. Acho que, como boa weirdo que sou, faria meu post sobre ter nascido no mesmo ano que a Aurora… SOU BREGA MESMO, ninguém pode me julgar, hahaha.
Abraços,
Literalize-se
Lucas
EU AMEI SEU POST POIS ELE ME LEMBROU QUE EU PRECISO ASSISTIR “UMA LINDA MULHER” aaaaaaaaa
Já coloquei todos na lista! quando
Eu assistir eu te digo o que achei <3
Paula
Oi, Luly!
Eu simplesmente assisti TODOS OS FILMES de sua lista!
Também amei os looks do filme Uma Linda Mulher – inclusive passeei lá na Rodeo Drive (rua onde ela vai às compras) e o hotel onde eles ficaram fica no final da Rodeo Drive. Senti-me no filme quando fui lá. rsrs…
Toquei “Unchained Melody” em muuuitos casamentos. Um clássico de amor.
Eu também tinha pavor da Anjelica naquele filme. Acabei assistindo por acidente quando pequena, pois nunca gostei de filmes ou livros que envolvem magia negra.
Kkk… Adorei Lua de Cristal na lista. Verdade. Põe breguice nisso. E a criançada amava. Lembro de assistir o filme, mas ficar meio triste, pois tinha a sensação de que a estrela do filme era falsa. Fui ao show da Xuxa quando criança e fiquei super decepcionada com a forma como ela era grossa com as crianças na hora do intervalo.
Você selecionou filmes bem característicos e que marcaram a época. Década de 90 foi uma ótima década! 😀
Vitória Bruscato
Eu AMOOO Edward Mãos de Tesoura (e eu amo o Johnny Depp A). Eu sei das milhões de polêmicas dele mas eu sou daquelas que não separa a pessoa do trabalho, PORÉM DEPENDE. HAHAHA. Quero saber mais sobre a aversão que você tem dele, porque parece ser há muuuito tempo, né? Eu vejo muita gente que não gosta dele mas por conta de polêmicas mais recentes, queria saber o seu pensamento…
Acho que dessa lista, Edward foi o ÚNICO que eu assisti. Pensei ter assistido Lua de Cristal porque eu AMO os filmes da Xuxa que sempre reúnem vários atores super conhecidos para um filme onde as crianças que assistem não conhecem ninguém e são super forçados, mas não me lembro de terassistido nenhum com o Sérgio Malandro (e olha que eu já assisti quase todos e posso te citar qual famoso está em cada filme, hahaha). Vou assistir nessa quarentena.
Obrigada por sugerir o tema da Blogagem Coletiva desse mês e por participar! 🙂
Luly Lage
Então… Minha antipatia começou porque realmente não acho o trabalho dele bom há muitos anos e sim uma repetição dos mesmo trejeitos com maquiagens diferentes, mas até aí tem tanto artista meia boca que eu conseguia ignorar, só virar o nariz. Porém fiquei sabendo dos históricos de violência e outros tipos de abuso dele antes desse que estourou, anos atrás, e tomei antipatia total. Acho problemático falar sobre isso na internet porque sempre vai ter alguém pra defender, sabe? Mesmo depois de um novo caso, etc, que foi num ponto onde eu já tinha tanto asco que nada faz diferença mais.
Se eu deixei de ver filmes com Sean Penn, que considero um dos melhores atores de todos os tempos, por causa de violência doméstica quem vai ser esse homem na minha fila do pão…
Ruby | Epílogo em Branco
Eu amei demais a ideia desse post! Acho que no mês do meu aniversário vou fazer o mesmo (dando os devidos créditos para você, claro)!
Nunca parei para procurar filmes do ano em que nasci (imagino que seja difícil de encontrar), mas tem um que eu sei que é de 1996 e que acho um amorzinho, se chama Um Dia Especial ?
Acredita que eu não assisti nenhum desses filmes? Tirando o último, já ouvi falar de todos, mas nunca tive muito interesse em assistir filmes mais velhos que eu (uma coisa que eu estou tentando mudar aos poucos).
Loriene
Lista incrível e maravilhosa! Já assisti todos, os meus preferidos são, uma linda mulher, ghost e Edward mãos de tesoura, exatamente nessa ordem e apesar de todas as polêmicas envolvendo o ator Johnny Depp, eu gosto bastante da atuação dele, nesse e em outros filmes, o que eu menos gosto é o Lua de cristal, sempre achei os filmes da Xuxa um pouco forçados! Amei sua dica para essa blogagem coletiva, e já estou participando!
Minha participação na blogagem coletiva. Beijos, Lori!
Thais Gama
Convenção das bruxas e memórias de Hollywood são os únicos dois filmes que não me lembro de ter assistido hahaha
Amei esse post, tantos filmes que a gente perde a noção do tempo né!?! Nem parece que foram lançados a tantos anos assim.
Uma linda mulher eu jurava que era no máximo de 2000.