Barbie Yara Shahidi

Nos últimos anos a Mattel tem se esforçado em criar bonecas Barbie cada vez mais inclusivas, não só no visual, mas também na mensagem que pretendem passar para as a nova geração que irá interagir com elas. Mesmo no que diz respeito aos lançamentos destinados a coleção, que não são realmente apropriados para ser vistos como brinquedo, essa ideia vem sendo muito explorada pelos criadores e designers da marca. Uma das novidades mais recentes, anunciada ainda esse mês como parte da campanha que incentiva o voto nos Estados Unidos, que não é obrigatório, é a Barbie da atriz, modelo e ativista Yara Shahidi, que vem lutando bastante para passar essa mensagem à população jovem estadunidense.

“Yara Shahidi está usando sua voz poderosa para inspirar mudanças. Inteligente e motivada, Yara é uma força imparável para a próxima geração. Ela é exatamente o tipo de pessoa que temos o prazer de homenagear como modelo para as meninas ao redor do mundo, e para comemorar com uma boneca Barbie® ‘Shero’! Apaixonada por capacitar seus colegas, Yara usou sua plataforma como atriz, modelo e agente de mudança para lançar ‘We Vote Next’, que se esforça para ajudar novos eleitores a aprender sobre o impacto de usar sua voz e seu voto para moldar o futuro.
(…)
Meninas precisam de mais modelos como Yara, porque imaginar que podem ser qualquer coisa é apenas o começo – ver que podem fazer toda a diferença. Então, pergunte-se: quem você pode inspirar hoje com o presente de uma boneca como essa?”
(Traduzido do blog oficial da Barbie.)

Barbie Yara Shahidi: imagem comparativa da boneca, que usa blusa branca escrito VOTE, conjunto de blazer e carrega uma cédula de votação na mão esquerda, ao lado da atriz na qual é inspirada, que segura um megafone.

Yara Shahidi ficou bastante conhecida ao interpretar Zoey na série Black-ish, mas sua carreira como atriz e modelo já tinha alguns papeis de destaque antes disso, e teve outros depois. Como ativista ela é co-fundadora da Eighteen x 18, uma plataforma para incentivar pessoas da sua faixa etária a votarem pela primeira vez nas próximas eleições presidenciais, que vão acontecer agora dia 3 de novembro. Também atua na erradicação da pobreza através da educação com mentorias on line e já foi notada por grandes nomes femininas da política do país, como Michelle Obama, que escreveu sua carta de recomendação em Harvard, e Hillary Clinton, que entrevistou em 2017 pra Teen Vogue. Nesse momento tão crucial e perigoso da política não só nos Estados Unidos, mas também em diversos lugares do mundo, é MARAVILHOSO ter vozes como a dela elevando a voz de quem muitas vezes não tem espaço pra isso.

Leia também: O Sol Também é uma Estrela, resenha do filme de 2019 protagonizado pela Yara!

A boneca é LINDA, LINDA, LINDA como ela, mesmo. O rosto bastante parecido, sorridente com traços bem fiéis, a pele negra, cabelos cacheados super definidos, tem até cachinhos de “baby hair” pintados no alto da testa, um detalhe bem fofura que é mais perceptível quando você vê fotos de pertinho. Ela veste blusa branca escrito “VOTE”, a logo da campanha, conjunto social cinza mesclado, belíssimo, e um par de tênis brancos. A parte interna da caixa é toda decorada para parecer um cenário de entrevista com os dizeres “Levante Sua Voz” em inglês, e vem também com uma mochila preta com botton “I Voted” (“Eu votei”, em português), mini cédula de votação, que é o método ainda usado nos Estados Unidos, além de estande para mantê-la em pé na estante… Ai, ai, ai *suspiros de desejo*…

Barbie Yara Shahidi: duplas de imagens da boneca, a primeira em close mostrando seu rosto de pele negra, cabelos cacheados e e um pedaço da blusa com a dizer VOTE, a segunda na caixa que vem com seu nome impresso e tem fundo amarelo, onde ela se encontra de corpo inteiro segurando uma mochila.

Esse lançamento faz parte do grupo de bonecas inspiradas nas “shero” da Barbie, que brinca com a palavra “hero” (herói) trocando “he” (ele) por “she” (ela), um neologismo para criar a versão deles da nossa palavra “heroína”, já que lá a expressão não tem gênero especificado. A Mattel usa seu próprio jeito de mostrar que essas mulheres, que fazem parte do que é tão considerado como “sexo frágil”, são na verdade poderosíssimas e usam isso para mudar a vida de pessoas aqui, na realidade, tornando-as ainda mais importantes que heroínas da ficção. Quando a gente analisa o perfil da Yara fica impossível não classifica-la assim, né? Fora o aspecto visual de ser uma garota negra de cabelo bem cheio e cacheado, que foi tão negligenciado por bonecas por muito tempo e agora estão aí, sendo cada vez mais produzidas, para trazer identificação a um número maior de crianças!

A Barbie Yara Shahidi “Shero” já está em pré venda na loja oficial da Mattel por U$29,99, o que é um preço OK considerando que ela é uma boneca Barbie Signature, ou seja, colecionável e destinada a pessoas adultas. Fiz uma simulação por lá para ver quanto ficaria o frete para Belo Horizonte, porém, e deu SESSENTA DÓLARES (assim, por extenso, pra vocês sentirem o impacto), que é mais que o dobro do produto em si. Não tem como saber se, quando e por quanto ela vem pro Brasil, então o ideal seria comprar na gringa, mesmo, num dia futuro e incerto em que viajar voltará a ser parte da realidade de alguns… É isso ou realmente passar vontade, que vai ser minha opção por aqui, como sempre, hahahaha, porque achei realmente bela e adoraria tê-la!

Talvez você goste também de:

5 Comments

  1. Não sou fã de bonecas (nunca fui) mas sempre ouvi falar da Barbie e ganhei uma quando tinha uns sete anos. Foi um presente de aniversário. Me lembro que achei interessante porque era Barbie enfermeira. Reclamei com a minha tia da profissão da boneca e ela disse “ao menos é uma profissional, no meu tempo as bonecas eram namoradas do Ken”. Eu ri… e ignorei a boneca que nem saiu da caixa.
    Acho legal que as bonecas sejam também um exemplo para as meninas e não apenas um meio de “ensina-las” a cuidar de um futuro baby. Acho que precisamos de representatividade em tudo.
    Achei linda a Yara Shahidi. Grata por me apresentar
    bacio

  2. SESSENTA DÓLARES? :O minha época de brincar de boneca passou mesmo então deixo quieto hahaha
    Essa nova onda das bonecas inclusivas são muito inspiradoras.
    Não conhecia a Yara, mas achei fantástica sua ideia de incentivar as pessoas a votar e coisa e tal. Essa boneca é a coisa mais bonita que já vi tbm.
    a próxima geração está muito bem representada <3
    By: Diário
    de uma desastrada

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *